Flávia Lole
Flávia Lole Arquitetura e Decoração

Olá, meu nome é Flávia, sou natural de Orleans onde vivo até hoje com minha família. Formada em arquitetura e urbanismo pela Unisul desde 2005 e pós graduada em Gestão empresarial pela FGV desde 2010, trabalho na empresa da família, a LCL design. Meu dia a dia é envolvido pela arquitetura de interiores e decoração além do lado administrativo que a empresa exige.Também faço parte da diretoria estadual do Núcleo Catarinense de Decoração.

Interiores sempre foi meu sonho, e hoje além de trabalhar com projetos de clientes consigo me inspirar em mostras e feiras nacionais e internacionais além de escolher as peças que vão compor os showrooms das nossas lojas.

Através da coluna vou manter o público conectado com as últimas tendências e novidades desse mundo atraente da arquitetura e decoração.

27/04/2016  às 16hs26

A memorável Havana


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta coluna não poderia deixar de passar para vocês leitores, um pouco da minha rica experiência em Havana, capital de Cuba, juntamente com um grupo do Núcleo Catarinense de Decoração composto por noventa profissionais da arquitetura e decoração além de trinta lojistas do estado de SC. Tive estre privilégio num momento histórico para este país no quesito turismo e abertura para investimentos externos.

Além das suas construções históricas que a tornam uma referência na arquitetura mundial, a ilha surpreende simplesmente por parecer estar congelada no tempo, mais precisamente nos anos 50, seja pelos carros antigos que desfilam por Havana ou pelo prédios coloniais que viraram verdadeiras ruínas habitadas, compondo um verdadeiro museu a céu aberto.

Povo alegre, humilde, culto, que tenta agradar a todo turista em busca de alguns CUC´s (moeda local) ou qualquer objeto que se possa dispor. Sim, um povo inteligente que vive de esmolas, que passa dificuldades e espera um dia poder ter uma renda melhor. O socialismo impetrado na ilha desde a revolução de 1959, é defendido pela maioria porque lhes garante saúde, educação e segurança, é maioria também a opinião de que se o povo tivesse melhores salários seria perfeito. Pois bem, nosso olhar capitalista não nos permite compreender tal realidade vivida por eles, muito menos aceitar já que este sistema político vem aniquilando os sonhos de duas gerações, mas basta nos conectarmos a este povo para perceber que eles vivem o que lhes é permitido, compreendem apenas o que lhes é mostrado, e meu olhar diz que Cuba é praticamente uma bolha no universo do mundo contemporâneo.

Teria que me estender por muitas páginas para poder explicar essa vivência, mas registro aqui minhas fotos preferidas que de alguma forma retratam este lugar mágico que clama por melhorias e que nem de longe vive em sistema de igualdade para todos, tanto que a Praça da Revolução pode expressar piamente a energia da revolução comunista.


Povo alegre e encantador



FAC – Fábrica de arte Cubano



Casa dos anos 50 revitalizada para receber turistas



Frota ativa desde os anos 50



Varadero



Restaurante La Guarida situado num prédio neoclássico do sec. XIX



Restaurante La Guarida situado num prédio neoclássico do sec. XIX



Restaurante La Guarida situado num prédio neoclássico do sec. XIX



Ruas de Havana



Praça da Revolução


27/04/2016  às 16hs26