10/06/2018  às 12hs54

Geral

Aeroporto de Jaguaruna é o 1º de SC a implantar base de policiamento canino


Divulgação

Divulgação

Em parceria histórica com a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 1º Grupo de Policiamento de Cães Canil do 5º Batalhão de Polícia Militar, de Tubarão, e a RDL Aeroportos, em Jaguaruna, foi implementado a primeira base militar canina em aeroportos do Estado.

As atividades iniciaram no mês passado e são focadas na inspeção de bagagens que são despachadas para o compartimento de cargas das aeronaves, e que possam conter drogas ilícitas como cannabis (maconha), cloridrato de cocaína, entre outras, armas de fogo e artefatos explosivos.

Para o 2º Ten PM Dayvid Xavier Cardoso, comandante do 1º Grupo de Policiamento de Cães Canil do 5º BPM, “o projeto de atuação do Canil Setorial do 5º Batalhão é inovador no Estado e até mesmo no cenário nacional. A implementação dessa ferramenta do canil no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, administrado pela RDL, tem como premissa dar continuidade a um conjunto de ações planejadas do 5º BPM para a área de segurança pública na região Sul catarinense. Objetiva-se, destarte, intervir de forma integrada e preditiva nos diversos ambientes estratégicos da nossa região Sul, contribuindo, por conseguinte, para redução dos fatores de risco social e de segurança”.

A iniciativa de atuação de um canil setorial em aeroportos é realizada com policiais que são referências na área de policiamento com cães, do 1º Grupo de Policiamento de Cães Canil do 5º Batalhão de Polícia Militar, tendo como objeto sempre atender de forma eficaz as necessidades da população dos municípios de Tubarão, Jaguaruna, Capivari de Baixo, Treze de Maio, Pedras Grandes e, de forma indireta, atender todas as cidades da região Sul.

A RDL também construiu uma base de apoio às guarnições, contendo sala principal, espaço apropriado para os cães, banheiro e cela para possíveis detenções.

“Esta é sem dúvida uma das mais importantes ações na vertente da segurança pública, coordenada pela RDL e apoio irrestrito da Polícia Militar de Santa Catarina. Os passageiros que embarcam pelo Regional Sul estão muito mais seguros a partir de agora. Especialmente quanto à ameaça de artefatos explosivos conduzidos nas bagagens despachadas. O fato de também ser o primeiro aeroporto do Estado a implementar tal serviço reflete nosso compromisso em melhorar continuamente nossos procedimentos e rotinas operacionais, entregando uma operação aeroportuária cada vez melhor e mais completa a nossos clientes”, enaltece o gerente-geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro.

O tenente coronel Silvio Lisboa, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, destaca a proximidade e a relação que têm sido realizada com as instituições públicas e privadas da região, possibilitando, assim, maior segurança à população; “sempre buscando alternativas para melhorar a atuação policial militar e o policiamento com cães em aeroporto é inovador e necessário”, resume.


Fonte: Notisul 


10/06/2018  às 12hs54