08/08/2019  às 15hs37

Saúde

‘Agosto Laranja’ conscientiza prevenção às deficiências em Orleans

Estima-se que 70 a 80% dos casos de pessoas deficientes poderia ser evitado. Município promove Semana Laranja com o tema “Quebra de paradigmas: evite deficiências”.



Dados passados pela saúde apontam que o Brasil possui uma população de 190.755.799 de habitantes, sendo que pelo menos 45.606.048 (23,91%) possuem alguma deficiência – visual, auditiva, física ou intelectual. Segundo dados de cadastro do sistema E-SUS AB, até o início do mês de agosto deste ano, em Orleans, são 1705, ou seja, 6,7% da população local tem alguma deficiência. Destes, 1226 são deficientes visuais, 160 auditivos, 228 físicos, 118 possuem deficiência intelectual/cognitiva e outras deficiências somam 103. Acredita-se que os elevados índices de deficiências poderiam ter sido reduzidos se investindo-se em prevenção.


A Organização das Nações Unidas (ONU) define prevenção como o conjunto de ações destinadas a impedir a ocorrência de limitações físicas, intelectuais, psíquicas ou sensoriais, ou evitar que os impedimentos causem uma deficiência ou limitação funcional permanente. A existência de políticas sociais básicas e a conscientização da sociedade para a responsabilidade de prevenir, pode fazer com que 70 a 80% dos casos de deficiências possam ser evitados; desde que algumas medidas e cuidados fosse efetivado antes e durante a gravidez, na hora do parto e após o nascimento.


O prefeito Jorge Koch conta que esse projeto vem ampliar a divulgação, “possibilitando que toda a comunidade gasparense tenha acesso às informações de como prevenir as deficiências”, explica o chefe do executivo.


Tendo em vista que um dos objetivos das Apaes é proporcionar ações e conscientização junto aos diferentes segmentos sociais, sobre a cultura de prevenção de deficiência, desde 2013 a Apae de Orleans desenvolve trabalhos de conscientização nas comunidades, ruas, escolas, universidade, unidades de saúde, empresas, mídia, entidades sociais e hospital. Com a evolução do conhecimento científico, o esperado seria que a taxa de incidência de deficiências fosse gradativamente diminuindo. Mas a realidade diverge da expectativa e acredita-se que a redução não vem ocorrendo de maneira satisfatória devido ao número de pessoas com deficiências (que poderiam ter sido evitadas) encaminhadas à Apae.


Durante o período de 2013 (2 alunos matriculados na estimulação) ao 1º semestre de 2019 (35 alunos matriculados na estimulação), houve um aumento significativo de alunos de 0 a 5 anos e 11 meses matriculados na instituição. Este aumento pode estar relacionado ao efetivo trabalho de prevenção realizado entre instituição e sociedade. Ano passado, com a Lei n° 2.838 ficou instituída no município de Orleans a “Semana Laranja”, entre os dias 21 e 28 do mês de agosto, dedicada à realização de ações de “Conscientização e Prevenção às Deficiências”. A autoria foi do vereador Antônio Dias André visto que a cultura de conscientização de prevenção de deficiências deve interessar a todos os cidadãos e ao governo municipal.


Já 2019 está sendo um marco no programa de prevenção, pois, conjuntamente as secretarias municipais de Saúde e Educação, com o apoio da Apae, Adore e Unibave, haverá uma capacitação aos profissionais da saúde, educação e assistência social para auxiliar na identificação precoce de atraso ou deficiências. “Acreditamos que ação educativa é uma estratégia simples e eficaz, de menor custo, podendo ser aplicada a nossa realidade, através de informação e orientação, conscientizando a sociedade sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação”, relata a secretária de Saúde Luana Debiasi.


O que é?


♦ Agosto Laranja
♦ Tema: “Quebra de paradigmas: evite deficiências”
♦ Realização: Secretaria Municipal de Saúde
♦ Apoio: Secretaria Municipal de Educação, Apae, Adore, Unibave
♦ Agência oficial: Aspekto Comunicação


Programação
05.08 – Segunda-feira
♦ 19h – Abertura Oficial
♦ Local: Câmara de Vereadores de Orleans
♦ 15.08 – Quinta-feira
♦ 9:00 hs – Grupo de gestante – Prevenção das deficiências
♦ Local: NASF


21.08 –Quarta-feira
♦ Encontro alusivo à Semana Laranja
♦ “Quebra de paradigmas: evite deficiências”
♦ Público alvo: profissionais da secretaria de saúde, diretoras e orientadoras das escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, equipe técnica do Cras e Creas.
♦ Local: Centro de Convivência da 3ª Idade – Emília Debiasi Pinter
♦ 13h30min – Abertura: Teatro da APAE


 


 


Colaboração: Robson Lunardi/Assessor de Comunicação


08/08/2019  às 15hs37