04/10/2019  às 14hs02 - Atualizado em 04/10/2019  às 14hs28

Saúde

Amor próprio através da prevenção

Através da conscientização, campanha visa o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, aumentando significativamente a chance de cura da doença.


Foto: Arquivo / ASCOM PMO

Foto: Arquivo / ASCOM PMO


Quem ama se cuida. Uma frase curta e simples, mas com uma mensagem poderosa, capaz de salvas vidas. Este é o objetivo da campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização das mulheres a respeito do câncer de mama e do colo do útero. O autocuidado será a palavra-chave deste mês. A prevenção é a melhor aliada na cura da doença, pois, a detecção precoce do tumor faz com que o tratamento seja mais eficiente, além de evitar procedimentos mais agressivos e mutiladores.


 


A importância da prevenção


Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), medidas simples de prevenção, com a adoção de alimentação saudável, prática de atividades físicas e realização de exames preventivos, como a mamografia, podem ajudar a reverter o triste cenário do câncer de mama no país. Isso porque, em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e, num país tropical como o Brasil, a exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Conforme a SBM, um estudo sueco mostrou que mulheres com câncer de mama que faziam o exame periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade em comparação às que não realizavam. “Este é o exame mais eficiente para identificar microcalcificações que podem representar o sinal mais precoce de malignidade ou nódulos menores que um centímetro, que não é possível palpar clinicamente. É também a melhor forma de diagnóstico precoce, já que aumentam as chances de cura em até 95% dos casos”, afirma o presidente da SBM, Antônio Frasson.


Apesar de o autoexame das mamas não ser recomendado para rastreamento do câncer de mama, devido à baixa efetividade e possíveis danos associados a essa prática - conforme as diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil, do Ministério da Saúde -, é importante a postura atenta das mulheres. Através do conhecimento do corpo e do reconhecimento de alterações suspeitas, ocorre a procura de um serviço de saúde o mais cedo possível, resultando no diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso pode ocorrer por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas, como acontecia com o método de autoexame.


Para o câncer do colo do útero, o exame preventivo deve ser periodicamente (Papanicolau). Ele é gratuito e pode ser realizado em Unidades de Saúde ou na Rede Feminina de Combate ao Câncer. O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve se submeter ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. O Papanicolau costuma ser indolor, apresentando apenas um breve incômodo.



Sintomas do câncer de mama


A mulher deve procurar ajuda de um mastologista em casos de caroço, vermelhidão, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras, saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como a água ou local endurecido.


Atenção às ações das Redes Femininas em alusão ao Outubro Rosa


As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Orleans realizarão plantões de atendimento, com horário estendido, e estarão disponíveis também para a realização de palestras em empresas, escolas, clubes de mães etc. e também para entrevistas para a imprensa. O intuito é intensificar a conscientização a difusão do conhecimento neste período da campanha Outubro Rosa.


Ajude a Rede Feminina de Orleans a ter a sua sede própria


As voluntárias e profissionais da FRCC de Orleans realização também ações beneficentes com o intuito de alcançar o sonho de construir uma sede própria. No dia 16, às 19 horas, será feita a apresentação do livro "Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, 20 anos de amor ao próximo", na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os exemplares estão sendo comercializados pelo valor de R$ 25 e os valores arrecadados serão utilizados para este propósito.


Os interessados podem se dirigir à sede atual, ao lado da Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO, ou entrar em contato pelo telefone (48) 9926-4507. A vereadora Mirele Debiasi é voluntária da RFCC da cidade e foi uma das autoras do livro, junto à pedagoga e também voluntária Edina Furlan Rampineli. Conforme Mirele, a obra foi escrita de forma totalmente voluntária. “Eu e a Edina nos doamos inteiramente para esta causa. A missão da Rede agora é vender essa obra. Sabemos que a construção da sede própria não é uma tarefa simples, mas com as asas dos anjos de rosa unidas, seremos mais fortes. Por isso, pedimos carinhosamente, que vocês nos ajudem nesta causa, comprando um exemplar do livro”, ressaltou.


“Nós queremos abrir uma casa cor de rosa e ter nossa sede própria porque queremos ampliar ainda mais nosso atendimento, queremos salvar ainda mais vidas. Quem convive e conhece alguém que já teve câncer sabe que o sofrimento não é só da pessoa, é de uma família inteira”, acrescentou Mirele. “Temos que buscar recursos para que tenhamos sucesso em nossos objetivos e para que consigamos atingir um número muito maior de pessoas que necessitam do nosso atendimento. Muitas mulheres são diagnosticadas com câncer de mama ou de colo de útero através do trabalho da Rede Feminina, tendo em vista que o nosso carro-chefe é o preventivo”, completou Edina.


Todas as mulheres que fizeram preventivo neste mês concorrerão a uma cesta com produtos alimentícios. No dia 19, em um sábado, um Pedágio Solidário será promovido na Praça Celso Ramos. Os valores arrecadados serão utilizados também para a realização dos trabalhos voluntários voltados à saúde das mulheres orleanenses. No dia 26, último sábado deste mês, ocorrerá o Bazar Cor de Rosa, com roupas, sapatos e entre outros itens sendo comercializados na sede da Rede Feminina de Orleans, anexa à Fundação Hospitalar Santa Otília (FHSO).



Plantões de atendimento em Orleans


A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans atenderá em horário especial. Anote aí:


Dia: todas as terças-feiras (dias 8, 15 e 22)


Horário: das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30


Dia: sábado (dia 5)


Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h


Dia: quartas-feiras (dias 9 e 23)


Horário: das 13h30 às 21h


Governo de Lauro Müller com foco na conscientização


O Governo do Município de Lauro Müller, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e empresas parceiras de saúde, beleza e alimentação, iniciou as ações da campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira, dia 1, com evento no salão de festa da igreja matriz Imaculado Coração de Maria. Além da palestra “Saúde da Mulher: Autoestima e Autocuidado”, o evento contou com cuidados com a beleza, feira da saúde, orientações sobre a saúde da mulher e apresentação de coral.


Já nesta quarta-feira, dia 2, foi realizado o Dia “D” Outubro Rosa, em que todas as Unidades de Saúde estiveram abertas em horário estendido para atendimento às mulheres, com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, vacinação, atendimento odontológico e médico, orientações em saúde. Já no dia 23, em uma quarta-feira, ocorrerá a palestra com o médico oncologista Luiz Alberto da Silveira sobre Saúde da Mulher, para profissionais da saúde (NASF, enfermeiras, dentistas, ACS’s e médicos das unidades de saúde), mulheres em geral e Rede Feminina, às 14 horas, na sede da Coopermila. No dia 25, sexta-feira, será realizada a 7ª Noite Rosa com Café, às 19h30min, no Salão de Festas da Igreja Matriz.



04/10/2019  às 14hs02