09/02/2018  às 07hs55

Entretenimento

Balneário Rincão pronto para a folia


Foto: José Adílio

Foto: José Adílio

Os foliões que pretendem prestigiar o Carnaval de Balneário Rincão – CarnaRincão 2018, poderão preparar as fantasias e cair na folia. O município está preparado para receber todos com muita alegria, conforto e segurança. Todos os últimos detalhes foram verificados para que nada ficasse sem a devida atenção, como as atrações, a segurança e as estruturas. O CarnaRincão começa nesta sexta-feira, dia 9, e segue até a terça-feira, dia 13 de fevereiro. Terá desfiles de blocos, atrações de palco e show nacional.

A professora Anália Lima, uma das coordenadoras do CarnaRincão 2018, explica que toda a programação foi voltada para trazer diversões aos foliões. Segundo ela, o diferencial neste ano será o desfile dos blocos dos municípios. Estarão no Balneário Rincão na segunda-feira, dia 12, os municípios de Siderópolis, Cocal do Sul, Nova Veneza, Içara e Criciúma, além de Balneário Rincão, anfitrião da festa. Nesta sexta-feira, as 18 horas, o bloco Carvoeiro passará pela avenida para fazer o esquento para o ponta pé inicial marcado para as 21 horas, com a banda 5 faz Samba. Às 22 horas, haverá a apresentação do Rei Momo e das rainhas dos blocos, em seguida apresentação da bateria da Coloninha Samba Show de Florianópolis.

No sábado, são esperadas mais de 20 mil pessoas na avenida para assistir ao desfile dos blocos. Serão oito blocos, que prometem muita animação e criatividade na avenida. O domingo terá carnaval infantil, às 16 horas, e atrações de palco à noite com 3 e 1 e amigos e 5 faz Samba. O ponto alto do domingo será o show nacional da banda Atitude 67, a partir da meia noite. Na segunda-feira, haverá o desfile dos blocos dos municípios, com trio elétrico e Banda Mil. A festa fecha na terça-feira com apresentação da Banda Trem de Ferro, de Siderópolis.

Estrutura

Para os desfiles deste ano, a Prefeitura de Balneário Rincão inovou com uma estrutura de palco que dará conforto para os bailes públicos. Também para os desfiles de sábado e de segunda-feira, foi disponibilizado uma arquibancada para o público acompanhar a folia. O município de Balneário Rincão está de parabéns pelos investimentos tanto na estrutura física e nos bailes públicos, que contarão com uma estrutura muito segura e confortável”, destaca o empresário José Pereira, da empresa Galatas, um dos parceiros da festa.

A segurança do CarnaRincão 2018 também será reforçada com a Polícia Militar contando com 57 homens para os cinco dias de desfiles. De acordo com o capitão Alberto Cardoso Cichella haverá policiais trabalhando no entorno das ruas, haverá a presença da cavalaria, serão realizadas barreiras e haverá uma concentração de policiais fazendo rondas por todo o local da festa. “Queremos trazer maior qualidade e segurança para os foliões”, pontua a autoridade policial.

 

Programação CarnaRincão 2018

09/02 – Sexta-feira

18 horas – Bloco Carvoeira – vai passar pela avenida

21 horas – Atração de Palco – 5 Faz Samba

22 horas – Apresentação do Rei Momo e da Cidadã Samba das entidades

23 horas – Bateria da Colinha Samba Show de Florianópolis

 

10/02 – Sábado

21 horas – Desfiles dos Blocos

- Bloco JB – 171

- Casa Verde

- Amigos da Lagoa

- Unidos Para Brincar

- Amigos do Jaca

- Yakekere

- Veleiros do Sul

- Luluzinha

 

11/02 – Domingo

16 horas – Carnaval Infantil

21 horas – 3 & 1 e Amigos – Atração de palco

22 horas – 5 Faz Samba

24 horas – Show Nacional com Atitude 67 – Na Multi Arena Verão – Abertura com Neguinho e Emanoel

 

12/02 – Segunda-feira

21 horas – Desfiles dos blocos dos municípios

- Balneário Rincão

- Içara

- Criciúma

- Cocal do Sul

- Nova Veneza

- Siderópolis

 

13/02 – Terça-feira

18 horas – Trem de Ferro – Atração de palco

  

Municípios vem com temas diferentes

Com a proposta do Carnaval regionalizado, o desfile dos blocos dos municípios está marcado para segunda-feira, dia 12. Estarão na avenida Leoberto Leal Cocal do Sul, Içara, Nova Veneza, Siderópolis e Criciúma, além de Balneário Rincão. A concentração dos blocos na segunda-feira será ás 22 horas. A ideia do carnaval regionalizado foi do prefeito Jairo Celoy Custódio, que visitou todos os prefeitos da Região Carbonífera. Neste primeiro ano, cinco municípios aderiram a ideia.

Içara vem com o tema voltado a divulgação da festa Agromel que ocorre em junho, a cidade contará com um bloco no desfile de carnaval do Balneário Rincão. A expectativa é contar com a participação de 70 pessoas. Conforme o coordenador de cultura, Harlan Melo, a concentração está marcada para o Posto Tunoco, na Avenida Leoberto Leal, às 22h. A participação do bloco içarense está prevista para às 23h. “Para nós é motivo de muita importância à participação no CarnaRrincão, isso representa a união dos municípios para o fortalecimento do turismo na região. Outro fator importante é levar ao conhecimento de todos nossa grandiosa festa Agromel”, comenta Melo.

Nova Veneza terá a participação de 100 foliões. De acordo com a secretária de Cultura Suzam Bortoluzzi, o município trará para a avenida Leoberto Leal 50 personagens do Carnevale di Veneza e mais foliões com abadás. A secretária pontua que o grupo está empolgado para participar da foleia de momo. Segundo ela, além dos moradores de Nova Veneza, participarão dos desfiles, os venezianos que estão veraneando em Balneário Rincão. “Vamos aproveitar a oportunidade para divulgar ainda mais a nossa cultura”, explica Suzam.

Os sideropolitanos também estão empolgados para os desfiles do CarnaRincão. Neste sábado, será realizada a Feijoada da Montanha e na segunda cerca de 200 foliões estarão na avenida Leoberto Leal. O vice-prefeito de Siderópolis Xande Feltrin, que está na coordenação do bloco junto com os integrantes da Afabes e do Movimento de Consciência Negra, explica que o município trará para avenida uma miniescola de samba, com comissão de frente, que é para relembrar os bons carnavais do município, quando a Escola de Samba Imperatriz Bellunense fez sucesso no Carnaval de Criciúma. Cocal do Sul e Criciúma também prometem empolgação na avenida.

Servição do feriado de Carnaval

Coleta de Lixo

Coleta na orla todos os dias pela manhã e à tarde. No sábado, recolhimento das 6 às 11 horas, e das 12 às 17 horas. No domingo, das 6 às 11 horas. Segunda-feira, das 6 às 14 horas e das 14 às 22 horas. Na terça-feira, das 6 às 14 horas e das 14 às 22 horas. Na avenida, a equipe de limpeza fará os serviços logo após o encerramento dos bailes públicos com um caminhão a disposição para a coleta.

Saúde

A secretaria de Saúde disponibilizará uma ambulância para estar de plantão em todas aas noites de Carnaval com uma equipe para o atendimento. No sábado e no domingo, toda as unidades de saúde estarão fechadas. Na segunda-feira, atendimento normal e na terça-feira, feriado de Carnaval unidades fechadas.

Cooperaliança

Durante o recesso de carnaval, o departamento comercial estará fechado, mas terá o plantão através do telefone número 0800 – 484040 24 horas por dia.


 


Colaboração: Ascon da Prefeitura de Balneário Rincão


09/02/2018  às 07hs55