05/04/2021  às 10hs11

Saúde

Banco de Leite Humano registra queda na arrecadação


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano Dr. Dino Gorini, do Hospital Materno Infantil (Hmisc), de Criciúma, Tamilis Borges, concedeu entrevista nesta quarta-feira, dia 31, ao programa Já é Notícia, da Rádio Guarujá. Na ocasião, ela falou sobre a queda na arrecadação de leite humano.


Segundo Tamilis, para suprir a demanda, são necessários 70 litros de leite mensais e, nos últimos meses, houve uma queda na arrecadação e na quantidade de cadastro de novas doadoras, o que fez com que o estoque atual ficasse insuficiente para suprir a demanda hospitalar.


Um dos objetivos de se intensificar a arrecadação é eliminar o consumo das chamadas “fórmulas” infantis, que acabam substituindo o leite materno natural e que possui muito mais qualidade para a alimentação dos recém-nascidos.


Para a doação ser realizada, se faz necessário realizar um cadastro prévio, que pode ser feito diretamente na unidade ou através de cadastros externos, que são realizados todas as quintas-feiras. “A gente consegue ir na casa da mãe para poder estar realizando este cadastro para facilitar o processo de adesão para a doação”, afirmou Tamilis. A realização do cadastro leva em torno de 30 minutos.


Todo o processo de organização e distribuição de materiais para a coleta é realizado pelo banco de leite, sem gerar necessidade de locomoção e gastos para a doadora.


Confira a entrevista completa neste link!


05/04/2021  às 10hs11