10/04/2018  às 14hs27

Economia

Caixa anuncia redução da taxa de juros e aumento de financiamentos

Banco voltou a financiar em 70% imóveis usados


A Caixa Econômica Federal anunciou que voltará a financiar 70% do valor dos imóveis usados. A medida, divulgada ontem promete facilitar uma grande parte do mercado imobiliário, uma vez que já não se tem uma demanda muito grande de imóveis novos em razão da crise vivida pelo setor da construção civil.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação - Seção Goiás (ABMH-GO), Wilson Rascovit, com o aumento do valor financiado, ou seja, de 50% para 70%, muitos consumidores poderão adquirir a tão sonhada casa própria. Fora isso, houve a redução de juros no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) de 10,25% para 9% e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) de 11,25% para 10% ao ano.

Rascovit apenas alerta a esses consumidores que pretendem adquirir o seu imóvel que além das taxas de juros o financiamento também são acrescidos pela Taxa Referencial (TR), além do seguro, por isso é importante sempre verificar qual é o Custo Efetivo Total (CET), ou seja, qual realmente será a taxa de juros de todo o financiamento.

"Muitos consumidores não se atentam que durante o financiamento também existe o aumento do seguro em razão da idade, sendo que o mesmo irá variar durante o financiamento, principalmente, em um financiamento de 30 a 35 anos.", pontua.

Para Rascovit, do ponto de vista econômico do país, a medida vai ajudar o mercado imobiliário, pois não é costume do brasileiro guardar reserva para aquisição de imóvel, muito menos em tempos de crise e alta no desemprego.

Por outro, do ponto de vista da empresa, a ABMH-GO entende que a medida é eminentemente econômica/financeira, uma vez que outros bancos estão reduzindo suas taxas de juros e a Caixa Econômica Federal começou a perder essa fatia do mercado. A informação é do portal Engeplus.


10/04/2018  às 14hs27