04/09/2017  às 15hs59

Saúde

Catarinense idealiza aplicativo para reformular o atendimento farmacêutico

App oferece a comodidade de receber o farmacêutico em casa para um consulta particular


Há pelo menos três anos a prática da consulta farmacêutica foi homologada pela Lei 13.021 e por duas portarias do Conselho Federal de Farmácia. Desde então, as farmácias estão se adaptando e, aos poucos, destinando um espaço exclusivo para os consultórios farmacêuticos, onde as consultas devem ser realizadas. Mas não são apenas as farmácias ou redes que estão investindo nas consultas farmacêuticas. 

Com  mais de 20 anos de experiência na área, o farmacêutico-bioquímico Niraldo Paulino teve a ideia, em 2016, de criar uma plataforma de atendimento farmacêutico focada na prevenção e no cuidado com a saúde das pessoas. Assim nasceu o aplicativo e-Santé.

O aplicativo é o único no mercado a oferecer atendimento farmacêutico domiciliar. Ele funciona de forma parecida com o Uber, só que em vez de conectar motoristas e pessoas que precisam de um transporte, ele serve como um elo entre o farmacêutico e o paciente. Desta forma, a pessoa pode contratar uma consulta farmacêutica, agendar com o profissional, recebê-lo em casa e ter toda a atenção e cuidado que necessita, sem precisar ir até a farmácia.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, em 2015 existiam mais de 195 mil farmacêuticos cadastrados nos conselhos regionais. “Se todos eles aderirem ao atendimento pelo aplicativo, uma grande rede de atenção à saúde será criada no país, o que vai melhorar a qualidade de vida da população como um todo”, afirma Paulino.

Os farmacêuticos poderão atender de forma particular, cadastrando-se no aplicativo como pessoa física, e/ou por meio da farmácia onde trabalham, que poderá contratar o aplicativo como pessoa jurídica. Quando atende de forma particular, o valor da consulta é destinado ao farmacêutico, que irá cadastrar uma conta para receber seus ganhos. Quando o atendimento é feito pela farmácia, o valor é creditado na conta da empresa.

Como o app muda a vida do farmacêutico?

Atualmente, o farmacêutico só consegue atender à população durante seu horário de trabalho, na farmácia. Com isso, ele recebe seu salário conforme a quantidade de horas trabalhadas, que pode chegar, no máximo, a oito horas diárias. Atualmente, o piso salarial do profissional farmacêutico de Farmácia/Drogaria no estado de Santa Catarina, para a carga horária de 44 horas semanais, é de R$ 2.970, de acordo com o site do Conselho Regional de Farmácia. 

Levando isso em consideração, o profissional que atuar pelo aplicativo, de forma independente, e estipular um valor médio de R$ 50 pelo serviço de consulta farmacêutica, irá receber R$ 8.800,00 ao fim do mês, caso trabalhe as mesmas 44 horas semanais, e realize um atendimento por hora.  Isso significa um aumento de quase 300% na renda mensal do profissional.

"Para efeito de comparação, caso o farmacêutico realize apenas três atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, cobrando R$ 50 por consulta, ele receberá R$ 3.000 no fim do mês, superando o piso salarial do farmacêutico em Santa Catarina", ressalta o idealizador do app.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, os profissionais poderão realizar os seguintes tipos de atendimentos nas consultas farmacêuticas:

Orientar os pacientes sobre como usar os medicamentos prescritos pelo profissional de saúde consultado;
Avaliar os medicamentos que o paciente usa, seja em relação a dosagem, horário de consumo e até possíveis interações;
Comunicar-se com outros profissionais de saúde que já atendem o paciente para emitir um parecer farmacêutico e discutir tratamentos de forma integrada;
Encaminhar pacientes a outros profissionais de saúde;
Conversar com o paciente sobre sintomas e evolução da doença;
Solicitar exames laboratoriais para acompanhamento clinico e realizar medidas como as de temperatura e pressão, caso necessário;
Registrar as ações em um prontuário do paciente;
Prescrever medicamentos que sejam isentos de prescrição médica.

Desde o início de setembro, o aplicativo e-Santé Profissional está disponível nas lojas Apple Store e Google Play. A versão para o paciente será lançada em outubro. Para mais informações, acesse o site do aplicativo: www.e-sante.com.br

 A informação é do portal Engeplus


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