05/08/2020  às 14hs13

Geral

Cidades do Sul de SC decidem unificar decreto sobre ações no combate ao coronavírus

Horário de funcionamento de supermercados, bares e restaurantes voltou para o mesmo definido no final de julho


Foto: Antonio Rozeng / Amrec

Foto: Antonio Rozeng / Amrec


As 12 cidades que compõem a região carbonífera, no Sul de Santa Catarina, decidiram unificar as ações no combate ao coronavírus. Na semana passada, Criciúma, Urussanga e Nova Veneza não aderiram às mudanças de horário de funcionamento de alguns setores da economia. Após nova reunião nesta terça-feira (4), os gestores municipais chegaram a um consenso.


O decreto será o mesmo definido junto aos secretários de saúde no início de julho, e que foi prorrogado por Criciúma, Nova Veneza e Urussanga na semana passada. A região carbonífera tem 64 mortes e 5.333 casos de coronavírus, conforme os dados do Governo do Estado divulgados na terça (4). 


Como o Governo do Estado colocou os restaurantes como serviço essencial, os prefeitos decidiram prorrogar o decreto de forma unificada até dia 10, explicou o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin. Pelos dados da Associação, as 12 cidades somam 5.951 casos e 78 mortes por Covid-19.


Com a decisão, o funcionamento de bares, restaurantes e academias retorna para o horário de atendimento que vinha sendo praticado até o início de semana passada. 


Pelo decreto 


- Bares e restaurantes podem receber clientes até as 22h, com funcionamento presencial até as 23h, Depois, somente com sistema de tele-entrega


- Supermercados podem abrir todos os dias da semana, em horário normal, conforme definição de cada local


- Venda de bebidas alcooólicas está liberada em lojas de conveniência de postos de gasolina, porém sem consumo no local


- Comércio shoppings e academias funcionam normalmente, porém com reforço nos cuidados com normas de higiene, limpeza e distanciamento entre os clientes. Igrejas, templos e demais instituições religiosas também devem seguir as mesmas regras.


Içara definiu horários do comércio com lideranças


No município de Içara, os mercados voltam a funcionar aos domingos, com exceção do Giassi, que decidiu não abrir. No próximo fim de semana, o comércio fica sábado até as 17h, fecha domingo e reabre na segunda, a partir das 12h. 


A decisão foi tomada pelos próprios comerciantes, em reunião com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. Isso porque no feriado municipal de São Donato na sexta-feira (7), o comércio vai abrir normalmente, como parte do acordo do governo municipal com os lojistas.


Fonte: NSC Total.


05/08/2020  às 14hs13