15/06/2017  às 17hs44

Religião

Comemoração de Corpus Christi tem tapetes coloridos por Orleans

Com origem no século 13, festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra o mistério da transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho.


Ana Cristina Durante Lunardi

Ana Cristina Durante Lunardi

A celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira (15) teve procissões, missas e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, pelas ruas de Santa Catarina.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

Orleans

A preparação para a celebração de Corpus Christi começou cedo na cidade das Colinas. Dezenas de casais participam da montagem do tapete, em frente à Igreja Matriz de Orleans. Em tecidos, os símbolos eucarísticos tomam forma e enfeitam o local onde ocorre a procissão.

Corpus Christi, que em português significa Corpo de Cristo, é uma homenagem ao "mistério da eucaristia": o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Para a solenidade, a Igreja Católica organizou missas nas paróquias da cidade.


Ana Cristina Durante Lunardi


15/06/2017  às 17hs44