19/04/2018  às 14hs27

Saúde

Cras de São Ludgero alerta beneficiários do BPC sobre inclusão e atualização no Cadastro Único


Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Os idosos e deficientes de São Ludgero ou que estejam residindo na cidade, beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso não fizerem a atualização cadastral e inclusão no Cadastro Único para Programas do Governo Federal, poderão ter o benefício suspenso até final do ano.

A inclusão e a atualização é uma obrigatoriedade e segue o decreto nº 8.805/2016. É importante esclarecer que a suspensão do BPC também ocorrerá no caso dos beneficiários já cadastrados e que não fizeram a atualização do Cadastro Único nos últimos 24 meses, ou seja, a cada dois anos. A inscrição é pré-requisito para manutenção e para novos requerimentos do benefício tem como base legal a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). É importante esclarecer que através do Cras de São Ludgero existem um total de 57 beneficiados.

A Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social de São Ludgero (Cras), Caroline Crocetta Turazi, explica que o prazo final era 31 de dezembro de 2017 e, diante das dificuldades enfrentadas por muitos municípios no país em relação a inscrição e atualizações, a data foi prorrogado para dezembro de 2018. “Em São Ludgero, nossa equipe já manteve contato com todos os cadastrados para realizarem os procedimentos. Inclusive avisamos parentes e conhecidos de pessoas que estão morando em outras cidades. Nossa preocupação é com as pessoas que vieram residir em nossa cidade e podem perder o prazo por não receberem a informação”, esclarece. Ela completa pedindo para as pessoas na dúvida, procurarem a sede do Cras e conferir a situação. A Coordenadora reforça a importância do procedimento para que idosos e deficientes não percam o benefício temporário de um salário mínimo. Informações podem ser obtidas pelo fone (048) 3657 0982 ou direto na sede do Cras na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, nº 1123, em frente ao Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Os documentos necessários:

- RG e CPF de todas as pessoas que residem na casa;

- Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos os residentes;

- Certidão de Nascimento dos filhos;

- Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento do casal;

- Cópia de comprovante de residência (água ou energia elétrica);

- Cópia da Folha de Pagamentos, extratos de banco ou comprovante de renda de todos que estão trabalhando na família;

- Atestado de frequência dos filhos na escola.

Colaboração: Ascom Prefeitura de São Ludgero


 


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