09/08/2017  às 14hs37

Esportes

Criciumense é convocado para Seleção Brasileira de Triathlon

A competição que envolve 3km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida, acontece no dia 27 de agosto


Foto: Reprodução DN Sul

Foto: Reprodução DN Sul

O criciumense, Artur Barcelos Henrique, 26 anos, foi convocado para Seleção Brasileira de Triathlon e representará o Brasil no Mundial de Longa Distância, em Penticton, no Canadá. A competição que envolve 3km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida, acontece no dia 27 de agosto.

Para alcançar excelentes resultados o triatleta, que até então estava focado em treinamentos longos, agora parte para a fase de intensificação do preparatório. Isto envolve uma rotina diária específica, que inicia às 6h e encerra às 18h e inclui as atividades que fazem parte da disputa, além de reforço com musculação, alimentação adequada, renúncia de vida social e muita disciplina. “O importante é chegar bem na prova. Muitas vezes treinamos até quatro vezes no dia, com fisioterapia no fim. Temos que abdicar de muitas coisas e focar no treino, é difícil para todo atleta, mas o sacrifício vale a recompensa quando chegar”, destaca.

Conforme o instrutor do Clube Onlife Fitness, Geovane França, onde Artur tem intensificado os treinamentos, esta é a fase de fortalecimento muscular para prevenir possíveis lesões. “Estamos priorizando a parte de fortalecimento do “Core”, região abdominal, para ele ter uma estabilidade melhor e conseguir mais força e mais consciência corporal, além disso, estamos trabalhando a melhora de coordenação que ajudará na performance de bike, corrida e natação”, sublinha França.

A intenção de Artur é ficar entre os dez primeiros colocados da categoria. “Sempre pensamos em fazer a melhor prova, colocar tudo em prática o que estamos treinando. Sei que é muito difícil é um campeonato mundial, porque envolve muitos atletas bons de vários lugares do mundo, mas vamos tentar estar entre os dez primeiros colocados e representar minha cidade e meu país com muito orgulho”, prospecta.

Sobre o triatleta

 Artur Barcelos Henrique tem 26 anos de idade e pratica triathlon há cinco anos. Dentre os principais títulos já conquistados pelo atleta, destaque para o de campeão na categoria no Circuito Challenge, realizado em Florianópolis em novembro de 2014. “A conquista me proporcionou participar do Challenge Mundial, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda, em setembro do ano passado, onde fiquei com a 35º colocação geral”, disse.

Já a vaga para o Mundial do Canadá foi garantida após conquistar o 2º lugar no Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, em Salvador, na Bahia, no ano passado.O triatleta embarca para a América do Norte, no dia 21 de agosto e retorna a cidade no dia 9 de setembro

Com informações do site DN Sul


09/08/2017  às 14hs37