22/05/2018  às 14hs30

Educação

Defesa Civil treina professores municipais de Orleans para prevenção de desastres

Projeto piloto "Agente da Defesa Civil Mirim" pretende treinar professores e alunos para prevenir acidentes e desastres naturais


A Administração Municipal de Orleans através da Secretaria de Educação, e a coordenação municipal da defesa civil, estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), para treinamento de prevenção de acidentes na cidade. O Coordenador regional da defesa Civil, Rosinei da Silveira fez uma palestra aos professores da rede municipal de ensino, para trabalhar o tema nas unidades. “É uma espécie de Proerd da defesa civil”, explica o prefeito Jorge Koch, comparando o programa com as ações da polícia que previne as drogas. “Esse vai prevenir acidentes”, disse Koch na abertura dos trabalhos.

O projeto de prevenção, direto na comunidade, envolve num primeiro momento os professores das escolas do Barracão, Brusque e Alto Paraná estendendo aos alunos do sétimo ano. Com a criação do Projeto Piloto Agente da Defesa Civil Mirim nas escolas municipais, será realizada a capacitação inicial. Rosinei informa que neste primeiro momento, o treinamento visa trabalhar as crianças nas comunidades.  A capacitação é realizada pelo coordenador da Defesa Civil, e consta no cronograma de atividades do Projeto Defesa Civil nas Escolas, o trabalho de conscientização sobre a importância da sua participação ativa na identificação de problemas, ameaças e vulnerabilidades. Através deste projeto serão repassadas orientações relacionadas à percepção de riscos durante atividades extracurriculares. São quatro meses de treinamento com técnicas envolvendo jogos, brincadeiras de forma lúdica.

Os professores estão sendo capacitados para, perceber situações de risco e encaminhar o assunto a defesa civil do município. O próximo passo é começar os treinamentos na prática com os estudantes.

Para o secretário de educação de Orleans Lindekson Resin, a educação é parte ativa da comunidade devendo trabalhar temas importantes como a prevenção. O objetivo é realizar a ação em todas as escolas municipais. “É preciso orientar nossos alunos desde cedo sobre como agir em casos de emergência, assim podemos evitar desastres” explica Resin.

O treinamento visa perceber situações de risco, e sempre chamar os órgãos competentes como o Corpo de Bombeiros no 193 e a Defesa Civil no 199. Durante o treinamento os participantes recebem uma camiseta, e ao final do treinamento ganham o certificado.

Colaboração: Ascom Prefeitura de Orleans


 


22/05/2018  às 14hs30