07/06/2019  às 14hs24

Política

Destaque em diversas áreas, São Ludgero celebra 57 anos de emancipação político-administrativa

Esporte, saneamento básico e empreendedorismo estão entre os motivos pelos quais São Ludgero é referência e orgulha os mais de 13 mil habitantes.


Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet


São Ludgero, cidade que se destaca em diversos setores, celebra 57 anos de emancipação político-administrativa na próxima quarta-feira, dia 12. Seja no que se refere ao empreendedorismo, ao agronegócio, ao esporte, ao saneamento básico, são muitos os motivos pelos quais os mais de 13 mil habitantes têm para comemorar. A Administração Municipal projeta também potencializar ações de coleta seletiva e reciclagem.


Entre eles, está uma audaciosa e importante meta, alcançada em março de 2018: tratamento de esgoto em 100% do território urbano e rural. Por conta disso, São Ludgero serve como referência em nível estadual e nacional quando o assunto é saneamento básico. A cidade foi a primeira de Santa Catarina a conquistar esta marca. Para chegar a tal resultado, este trabalho já veio sendo desenvolvido por diversas Administrações Municipais, concluindo com uma espécie de força-tarefa, com o projeto intitulado “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado”, na gestão do então prefeito Volnei Weber e do vice Ibaneis Lembeck (atual prefeito).


O projeto foi lançado em junho de 2015 e o Município investiu por volta de R$ 1 milhão para construir o Sistema Individual de Tratamento (SIT) em mais de 600 propriedades rurais. No perímetro urbano, foi um total de 3,2 mil ligações. Os trabalhos contaram com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e de demais órgãos e secretarias, além da contrapartida dos moradores da área rural, que devem realizar a manutenção a cada dois anos, em média, do Sistema Individual de Tratamento.


A indústria de plástico é a principal geradora de empregos e de renda da cidade, seja na fabricação ou na reciclagem. O baixo índice de desemprego atrai, inclusive, pessoas de outras cidades e estados. Aproximadamente 70% da arrecadação do Município é proveniente das indústrias. O setor do agronegócio é também tem bastante representatividade. São Ludgero é a cidade catarinense que mais produz ovos. Além disso, está na 5ª posição no estado na 1ª na microrregião de Tubarão no que diz respeito à criação de bovinos para abate. Em 2017, foram 8.929 animais abatidos. Os números de 2018 ainda não foram divulgados. A cidade fica abaixo apenas de Lages, Água Doce, Coronel Freitas e Campos Novos.


São Ludgero carrega o título também de “Cidade dos Esportes”. Entre as modalidades mais realizadas, estão: futebol, futsal, vôlei, atletismo, muay thai, karatê, jiu-jitsu e entre outras. Atletas são-ludgerenses são destaquem em competições estaduais, nacionais e até internacionais. No atletismo, Monique Varmeling e Andriele Raiana Zander têm alcançado excelentes resultados. Elas conquistaram o ouro na Copa Gaúcha de Atletismo Adulto, disputada em março em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


Monique foi campeã na prova do Salto em Altura e assumiu a segunda posição do Ranking Brasileiro. Ela já representou também o Brasil no Grand Prix Sulamericano de Atletismo, no Uruguai, sendo vice-campeã, e no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, no Peru, garantindo o bronze. Já Andriele Raiana Zander foi ouro nas provas do Salto em Distância e 100 Metros Rasos e assumiu a segunda posição do Ranking Brasileiro no Salto em Distância. Também em evidência, está Lara Blasius, que conquistou o bronze ao disputar o Panamericano de Muay Thai 2018, em Buenos Aires, na Argentina, em dezembro de 2018. Além de Lara, o atleta Leonardo Vicente dos Santos também disputou a competição, representando a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMTT), formada por 30 participantes, mas não conseguiu chegar à final.


"Celebramos esta data com muita alegria, pois foram muitos avanços ao longo dos anos, seja na educação, saúde, saneamento básico, infraestrutura e outras áreas. Há ainda muito projetos encaminhados que virão pela frente. Passo a passo, cumpriremos o nosso compromisso de proporcionar que o Município fique cada vez melhor, pensando principalmente nas pessoas que vivem aqui. A satisfação e o orgulho dos munícipes por morar em São Ludgero não tem dinheiro que pague e é isso que nos motiva”, afirmou o prefeito Ibaneis Lembeck.


Programação diversificada para toda a família


Uma programação foi planejada visando integrar toda comunidade, com atrações para todas as idades. Nesta sexta-feira, dia 7, será realizado o Festival Municipal de Dança, um dos pontos altos da festa. A expectativa é que o Ginásio Municipal Lino Philippi esteja lotado mais uma vez. Na oportunidade, será dada a abertura oficial das festividades. Ao todo, serão 20 apresentações com o tema Meio Ambiente. O Festival é realizado todos os anos e, a cada edição, cresce o número de participantes e também o interesse da população.


No sábado, dia 8, a programação segue com a Feira de Produtos Coloniais durante toda a manhã e, às 11h30, será servido risoto Risoto. Às 18 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Ludgero, será realizada a Festa Junina do Centro Educacional Professor Henrique Buss. No domingo, dia 9, às 15 horas, todos os munícipes estão convidados a participar da passeata em comemoração aos 57 anos de São Ludgero, com sorteio de bicicletas. A saída será no Ginásio Municipal Lino Philippi, com retorno para o mesmo local.


Às 15h30, haverá o corte do bolo e, às 16h, abertura oficial da Gincana Cultural São Ludgero 57 anos, no Ginásio Municipal Lino Philippi. Ao todo, cinco equipes se inscreveram para a gincana. Os grupos devem ter, no mínimo, 55 integrantes, sendo 15 crianças entre 5 e 12 anos e 40 adultos, a partir de 13 anos de idade. O intuito é resgatar uma tradição da cidade e promover a integração de toda a comunidade, além de proporcionar momentos de lazer em família.


Na quarta-feira, dia 12, às 20 horas, será a abertura da Taça Cegero de Futsal, Troféu Maio Henrique Della Giustina, no Ginásio Municipal Lino Philippi. Para encerrar as festividades, o XV Rodeio Crioulo Nacional, no CTG Beira Rio, de quinta-feira a domingo, entre 13 e 16 de junho.


Redação Notícias JH


07/06/2019  às 14hs24