19/05/2018  às 09hs47

Entretenimento

Dia do Celíaco é celebrado com piquenique em Criciúma

Evento também contará com bate-papo sobre o assunto com médico e nutricionista


Divulgação

Divulgação

Acontece nesse fim de semana um piquenique em celebração ao Dia Internacional do Celíaco. Durante o encontro também acontecerá um bate-papo com o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera, o gastroenterologista Alexandre Faraco e a nutricionista Glaucia Coelho sobre a doença celíaca, sintomas, diagnóstico, consequências da falta de tratamento adequado, cuidados no preparo dos alimentos, entre outros assuntos. O piquenique é uma realização do Café e Mistura e acontece neste domingo, dia 20, das 14h às 20 horas, na Praça do Congresso, em Criciúma.

Estima-se que 1% da população mundial tenha doença celíaca, diagnosticada ou não, o que representam mais de duas mil pessoas na cidade de Criciúma, mais de quatro mil pessoas nos municípios da Região Carbonífera e quase dois milhões do país, segundo os dados de 2017 do IBGE. 

Sobre a doença celíaca:

A doença celíaca é uma reação autoimune do intestino delgado ao glúten, proteína presente na aveia, trigo, centeio, cevada e malte. Alguns sintomas da doença são distensão e dores abdominais, anemia, aftas, fadiga crônica, emagrecimento e falta de apetite, esterilidade, doenças neurológicas, entre outras. O Maio Verde é dedicado à conscientização da doença e o Dia Internacional do Celíaco é celebrado tradicionalmente no terceiro domingo de maio.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Fernanda de Maman


19/05/2018  às 09hs47