Luciano da Rocha Fogaça

LUCIANO DA R. FOGAÇA - PSICÓLOGO CLÍNICO E ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS - CRP 12/07179

22/09/2017  às 14hs56

Saúde

DICA DO DIA: Educar também é dividir


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como já foi falado aqui, somos resultados das nossas experiências. E os pais precisam preparar seus filhos para lidar com as responsabilidades que a vida vai oferecer. E essa preparação se dá através dos pais possibilitando que os filhos possam se cuidar, que possam ter autonomia.

A criança nasce com desejos, vontades, gosta de imitar o adulto, de fazer coisas que adulto faz, dentro dessa realidade, com equilíbrio, conforme a criança vai se desenvolvendo, os pais vão permitindo que elas façam algumas atividades do lar e de seus cuidados básicos. Por exemplo: escovar dentes, pentear cabelo, comer e dormir sozinhos, ajudar nos afazeres da casa. É muito gratificante para a criança o fato de ela saber que é capaz de realizar atividades e os pais devem incentivar e elogiar a sua realização.

Cabe aos pais, responsáveis pelos filhos, delegar, dividir atividades com os filhos, independente do poder aquisitivo, classe social. É necessário em cada fase da vida essa criança se sentir produtiva, capaz e responsável por algo. Não vamos deixar para quando essa criança for jovem ou adulta. Lembremos que é um processo construído ao longo dos anos, se deixarmos para idade adulta, a sociedade vai cobrar, as pessoas vão cobrar organização, produtividade, realização, aquisição de bens materiais e para isso o jovem precisa de atitude, de motivação, de não ter medo de errar, é fundamental esse processo para o fortalecimento da autoestima. 


22/09/2017  às 14hs56