16/12/2017  às 14hs25

Política

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social de Orleans


ASCOM

ASCOM

Na manhã desta sexta-feira (15) no auditório do Centro Administrativo, foi realizado a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social e Habitação.  Participaram da ação os representantes do CRAS, das Secretarias de Administração, da Saúde, da Assistência Social e Habitação e Educação, da APAE, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, CREAS, representantes do PAIF e do Programa Bolsa Família.

A eleição da nova diretoria do Conselho de Assistência Social para o mandato 2017 – 2019 foi realizada durante a reunião elegendo como novo presidente, Edivaldo Lubavem, Vice-presidente, Zilda M, Cruz Debiasi, no cargo de primeira secretária, Tatiani Jung Furlan e como segunda secretária, Ana Maria Figueredo.

O  assessor de comunicação, Edivaldo  enfatizou a importância da composição do grupo e a participação dos demais representantes na caminhada em direção à consolidação do desenvolvimento de estratégias que ampliem o trabalho social.

“Assumir o conselho é uma satisfação e, ao mesmo tempo, um desafio. Vamos atuar significadamente com o objetivo de atender as expectativas e dar continuidade ao trabalho, para que a população tenha acesso aos serviços, projetos, programas e benefícios, de forma a cumprir a política de assistência social no território”, mencionou o novo presidente eleito.

O conselho foi presidido no último biênio pelo senhor, Carlos Alberto Bussolo, no qual a Administração agradece pela disponibilidade e contribuição para que o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, se efetivasse no município.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS é um órgão de caráter permanente, normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador do Sistema Único de Assistência Social, composto paritariamente por representantes do poder público e sociedade civil, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Além disso o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é composto por 12 membros titulares e respectivos suplentes, respeitados os seguintes critérios: seis representantes de secretarias municipais e respectivos suplentes, e que sejam servidores que detenham efetivo poder de representação e decisão no âmbito da Administração Pública, da seguinte forma:

a) um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social;
b) um representante da Secretaria de Educação;
c) um representante da Secretaria da Saúde;
d) um representante da Secretaria de Administração;
e) um do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS;
f) um do Centro de Referência Especializada de Assistência Social CREAS.

Além destes o CMAS conta com a participação de seis representantes da Sociedade Civil e respectivos suplentes, da seguinte forma:

a) dois representantes dos usuários e ou organizações e usuários da assistência social;
b) dois representante de entidades e organizações de assistência social, devidamente inscritas no CMAS;
c) dois representantes de entidade de trabalhadores do setor.

Menciona-se a contribuição da Secretaria de Assistência Social e Habitação, conduzida pela secretária, Rosilândia Rocha Librelato, pois o trabalho do conselho é em parceria com tal pasta no planejamento e execução através de sua equipe, onde todas as ações socioassistencias no município, têm auxiliado às famílias em situação de vulnerabilidade social.


Colaboração: Edivaldo Lubavem/ Comunicação Prefeitura de Orleans


16/12/2017  às 14hs25