25/04/2016  às 08hs55

Religião

Embarcações homenageiam Nossa Senhora Aparecida

Em outubro de 2017 completa 300 anos que sua imagem foi vista no Rio Paraíba


Foto: Diocese de Tubarão/Divulgação

Foto: Diocese de Tubarão/Divulgação

Uma procissão fluvial pelo leito do Rio Tubarão foi realizada ontem com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Várias embarcações acompanharam o cortejo da padroeira.

O objetivo foi comemorar os 300 anos da aparição da Nossa Senhora no Rio Paraíba. O aniversário será comemorado em outubro do próximo ano e contará com a presença do Papa Francisco.

A peregrinação ocorre em todo o Brasil, mas a imagem deve ficar em Tubarão até outubro deste ano. “Fomos buscá-la na Basílica da Nossa Senhora Aparecida. Havia em torno de 200 peregrinos. Como ela foi encontrada nas águas, decidimos fazer no rio para lembrar. Também para chamar a atenção ao rio por uma questão ambiental”, explicou o padre Edison de Souza Müller.

A imagem, que é uma cópia da original, poderá ficar em Tubarão definitivamente, mas ainda está em negociação. É a primeira vez que ela vem peregrinar na Cidade Azul por uma procissão fluvial. Em torno de 100 embarcações participaram, como o grupo Jetsul, com apoio das polícias Militar e Ambiental, Marinha, Defesa Civil e Exército, cada um com sua representação.

O trajeto foi observado por diversos fiéis sobre as cinco pontes da cidade para receber a benção de Nossa Senhora Aparecida. O bispo diocesano Dom João Franscisco Salm esteve presente, assim como o padre Edison.

À noite, a imagem iniciou sua peregrinação na Paróquia São João Batista, em Capivari de Baixo, após já ter passado pelas comunidades das paróquias da Catedral e Passagem, na Cidade Azul.

Notisul


25/04/2016  às 08hs55