05/08/2017  às 11hs10

Entretenimento

Empresário de Tubarão registra encontro com baleias


Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O empresário de Tubarão Richard Bitencourt Camilo teve uma experiência rara na última semana. Ele surfou próximo a duas baleias-francas, uma mãe e seu filhote, e o momento foi registrado em um vídeo. O fato ocorreu quando o empresário surfava com o amigo, o também empresário Ricardo Soares, de Garopaba, na Praia do Rosa, em Imbituba.

Segundo ele, ao chegar à praia, soube que tinham sido avistadas baleias-francas no local. O filhote surgiu cerca de uma hora depois, quando Richard estava no stand up paddle. Depois de alguns momentos, a mãe também apareceu. Richard conta que ficou a cerca de dois metros da baleia.

“Foram mais ou menos 15 minutos de aproximação. Foi uma experiência única. Nunca tinha visto uma baleia tão de perto. A gente encontra bastante tartaruga, pinguim, mas se aproximar assim de uma baleia foi a primeira vez”, relata.

 

Trinta baleias são avistadas no primeiro sobrevoo, realizado esta semana

Trinta baleias foram avistadas no primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias-francas na costa catarinense da SCPar Porto de Imbituba. Nesta semana, foi aberta a temporada 2017 do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, desenvolvido pela Autoridade Portuária de Imbituba.

O monitoramento aéreo foi realizado desde a praia do Moçambique, em Florianópolis, até o município de Torres, no Rio Grande do Sul. Através dele, foi possível constatar a presença de 29 baleias-francas e uma baleia jubarte na região. De julho a novembro, é o período em que a espécie utiliza o litoral catarinense para acasalar, procriar e amamentar sua cria. Isso torna Santa Catarina a principal área de concentração reprodutiva de baleias-francas na costa brasileira.


Com informações do Jornal Diário do Sul


05/08/2017  às 11hs10