08/01/2020  às 08hs01

Geral

Escultor orleanense cria miniatura de estufa e galpão de armazenamento de fumo.


Foto: Reinaldo Coan - Imprensa News Sul

Foto: Reinaldo Coan - Imprensa News Sul


O escultor de miniaturas autodidata Rogério Furlan, da comunidade de Oratório, interior de Orleans, concluiu mais uma de suas obras.


A obra mostra uma estufa e o galpão de fumo. Como era há décadas atrás, antes da modernização e da estufa elétrica.  Outros detalhes são as ‘zorras’, construídas para transportar o fumo. O objeto era puxado por um único animal (boi), e era colocado no meio dos carreiros da plantação e nela depositado as folhas de fumo no momento da colheita.


Aposentado como orientador de fumageiras, área em que atuou por 22 anos. Ele se dedica a arte de retratar momentos em miniaturas há muitos anos, seu acervo tem por objetivo resguardar e retratar a história e momentos do desenvolvimento de Orleans e região.


Rogério comenta que confecciona suas obras em madeiras de acordo com as situações e objetos que estão em sua memória.


Rogério contou a nossa reportagem, que a idéia surgiu em um momento que estava adoentado, devido a uma intervenção cirúrgica. “Eu não podia trabalhar, tinha que ficar por algum tempo sem fazer muito esforço, então, tive a idéia, mas como não tinha nenhum modelo, passei a testar o material e formas para chegar onde eu queria”. Ao longo dos anos, muitas peças foram confeccionadas.


 


Fonte: Imprensa News Sul


08/01/2020  às 08hs01