16/08/2017  às 09hs05

Educação

Estudante mexicana realiza intercâmbio em escola de Orleans


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (15), a turma do Terceirão da Escola Barriga Verde – EBV recebeu uma nova aluna em sala de aula. A mexicana, Lizeth Pelaez Manzanaris, é a nova moradora de Orleans e estudante da EBV. Ela chegou na cidade há cerca de três dias por meio de um intercâmbio.

Lizeth é natural de Tehuacán, cidade com quase 300 mil habitantes que fica a 250 km da capital Cidade do México. A estudante, de 18 anos, conta que antes de ingressar na universidade queria ter essa experiência de viver em outro país. Foi um amigo que aconselhou Lizeth a ir numa agência de intercâmbio e colocar a ideia em prática.

A estudante chegou ao Brasil no dia 9 de agosto e já conta que vai sentir falta da família, dos amigos e também da comida mexicana. Mas ela comenta o motivo que a fez escolher o Brasil, “eu tinha muita vontade de conhecer a cultura brasileira e aprender o idioma do país”, frisou Lizeth.

A intercambista está morando no Centro de Orleans com uma família que a recebeu em casa. A estudante vai aproveitar a experiência para fazer coisas que normalmente não fazia no México como cozinhar, ir à academia e fazer aula de dança. Mas a prioridade da lista é aprender a língua portuguesa e fazer novos amigos.

Como na Escola Barriga Verde a aula é somente no período da manhã, Lizeth conta que a rotina mudou um pouco. “No México eu ficava a maior parte do dia na escola, das 06h45min até às 15h e como ficamos mais tempo na escola, lá a gente tem dois recreios”, explicou a intercambista.

Neste primeiro dia de aula, a aluna comentou um ponto favorável na EBV. Para ela as regras da escola não são tão rigorosas como no México, o que torna mais flexível a comunicação da escola com os alunos.

O intercâmbio vai durar um ano, Lizeth acredita que a experiência na Escola Barriga Verde vai ajudar na futura profissão que quer seguir, tradutora de livros.

 

Colaboração: Thaiara Pilon – Ascom Unibave


16/08/2017  às 09hs05