09/06/2018  às 09hs49

Geral

Expectativa de bons lanços de tainha na região

Condições climáticas favoráveis, vento sul e mar calmo animaram os pescadores que estavam preocupados


As temperaturas caíram e os cardumes de tainhas começaram aparecer na região. O clima propício favoreceu a atividade de pesca no Farol de Santa Marta. De acordo com a coordenadora de Pesca e Aquicultura da Prefeitura de Laguna, Maria Aparecida dos Santos, na última quinta-feira, 7, uma embarcação voltou com aproximadamente dez toneladas. A notícia animou os pescadores que estavam preocupados com a safra da tainha nesse ano.

“O frio favoreceu os pescadores e todas as embarcações que saíram na parte da manhã voltaram com peixes. No começo da safra estávamos um pouco preocupados pelo mau tempo e também porque as tainhas estavam passando por fora. Agora a situação melhorou”, afirma.

Na praia da Ribanceira, em Imbituba, os pescadores também registraram uma grande quantidade de tainha e pelo menos cinco toneladas foram retiradas da água com ajuda da população. “A expectativa agora é que o tempo favoreça a pesca, pois tudo depende do clima e da natureza. Caso o vento Sul continue com certeza teremos uma boa safra”, comenta a coordenadora.

Pesca na região

O frio também animou os pescadores das praias da região e aumentou a expectativa para a safra desse ano. O presidente da Colônia de Pescadores Z33 de Balneário Rincão, João Piccolo, afirma que no Balneário Camacho e Esplanada uma quantidade significativa de tainha já foi pescada. “As temperaturas caíram faz pouco tempo e a expectativa é que agora comece realmente a pesca da tainha nas nossas praias. Estamos monitorando os cardumes, o mar começou a melhorar e logo teremos boas notícias”, afirmou.

Tainhomêtro

A safra da tainha também é contabilizada e pode ser acompanhada pelo Tainhômetro. A ferramenta é alimentada pelos próprios pescadores e está disponível no site. Com apoio de técnicos é registrado em peso a quantidade de tainhas pescadas durante a safra. Neste ano, a cota fixada é 3.417 e até o momento foram capturadas 199 toneladas de tainha.

Com informações do Portal DN Sul


09/06/2018  às 09hs49