26/06/2019  às 08hs16

Geral

Frente fria favorece tempo instável com queda brusca da temperatura


Por Piter Scheuer
Meteorologista da Central do Tempo SC

 


Áreas de instabilidades associadas à passagem de uma frente fria, reforçam uma grande quantidade de nuvens carregadas com chuva e garoa ocasional e eventuais trovoadas entre a madrugada e manhã entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul. Risco de temporal isolado (chuva forte, granizo e ventania). Nas demais regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí aumento com chuva e trovoada ao longo da manhã e estendendo para o turno da tarde e noite com risco de temporal isolado. Uma massa de ar seco e frio se desloca ao longo do Oeste, Meio Oeste a Serra, melhorando gradualmente as condições do tempo com momentos de sol. Nevoeiro pós-frontal na entrada do ar frio do Oeste a Serra. Temperatura despenca ao longo do período com frio acentuado (dia gelado). Máximas entre 11 a 16ºC do Oeste a Serra e com mínimas entre 2 a 5ºC. Vento de noroeste a sudoeste/sudeste com rajadas de 20 a 45 km/h. Eventuais rajadas de 50 a 80 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS Quinta-feira (27/06): A frente fria se afasta e o tempo volta e melhorar gradualmente em algumas áreas de SC onde predomina o tempo estável com sol e algumas variações de nuvens sobretudo entre o Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul do estado. Céu nublado no Nordeste de SC até a Grande Florianópolis com chuva fraca entre a madrugada e manhã, intercalando com alguns momentos de melhoria entre a tarde e noite. Temperatura baixa ao longo da madrugada e amanhecer. Formação de geada isolada do Oeste ao Topo da Serra nas baixadas com termômetros inferiores a 2°C nos pontos mais frios. Elevação gradual da temperatura à tarde com máximas entre 21 a 24ºC no Extremo Oeste, Oeste e Sul do estado. Vento de nordeste a leste com rajadas de 20 a 40 km/h.


Tendência do Tempo (Resumida) – Sexta-feira (28/06): Dia de sol com poucas nuvens. Temperatura baixa ao amanhecer. Possibilidade de geada isolada no Topo da Serra nas áreas de vales e baixadas com mínimas inferiores a 4°C e elevação a tarde onde faz calor no Oeste a Sul do estado.    


ESTADO DO MAR 26/06/2019: Ondulação de sul a sudeste com altura de 1,5 a 2,5 m e picos de 4,0 m nas áreas afastadas da costa. Ventos de sul a sudoeste com rajadas ocasionais de 50 a 80 km/h. Mar agitado (condição de ressaca), não recomendável a negação de pequenas e médias embarcações.


26/06/2019  às 08hs16