11/06/2018  às 14hs58

Geral

Governador garante R$ 5,3 milhões para escola de Laguna


Foto: Reprodução/Diário do Sul

Foto: Reprodução/Diário do Sul

O anúncio de investimento em uma das escolas mais antigas do Estado, em Laguna, e a entrega do certificado que  reconhece a pesca artesanal com o auxílio de botos como patrimônio cultural de Santa Catarina, marcaram a visita do governador Eduardo Pinho Moreira à terra natal, no sábado. Acompanhado da primeira dama, Nicole Torret Moreira, o governador também participou da tradicional procissão de Santo Antônio.

A restauração do prédio da escola Jerônimo Coelho é apontada como uma obra simbólica por Eduardo Moreira, que revelou ter frequentado a unidade escolar nas séries iniciais. O prédio tem ainda outra característica: é um dos mais antigos do Estado, sendo construído em 1912. “Restaurar essa estrutura é preservar e reconhecer a tradição de Laguna, entre tantas outras vocações, de formar um patrimônio intelectual que contribui e faz história em Santa Catarina”, observou Moreira ao contar que o ex-governador Colombo Salles e desembargadores de Justiça também já foram estudantes da escola.

Com investimentos de R$ 5,3 milhões, a unidade será ampliada e terá a construção de uma quadra coberta. A próxima etapa do pleito é transformar a escola em sede de um Colégio Militar, como já ocorre em Joinville, Blumenau e Lages.

O projeto inicial foi idealizado e executado na Agência de Desenvolvimento Regional, quando na época o atual prefeito Mauro Candemil era secretário da instituição. “Estamos muito felizes com essa notícia. É algo que venho trabalhando já há tempos, e sei o quanto um Colégio Militar poderá agregar para a cidade”, festeja o prefeito Mauro Candemil.

Pesca artesanal

O segundo ato do governador em Laguna foi a entrega do certificado que confere ao Conselho Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão o termo de registro de pesca artesanal com o auxílio de botos como patrimônio cultural de Santa Catarina, realizada pelos pescadores artesanais da cidade. No mesmo ato, o governador inaugurou a flutuante que vai servir como base de apoio aos navegadores e ao projeto Navegar, com 100 crianças. A informação é do Diário do Sul.


11/06/2018  às 14hs58