26/11/2020  às 06hs24

Geral

Governo de Lauro Müller decreta luto pela morte do ex-prefeito Souvenir Dal-Bó

Em sinal de respeito à figura pública, as bandeiras no Paço Municipal estão a meio mastro e ficarão, assim, nos próximos dias.


Foto: Portal Sul in Foco

Foto: Portal Sul in Foco


O Governo de Lauro Müller decreta nesta quarta-feira (25) luto oficial de três dias pela morte o ex-prefeito Suvenir Dal-Bó, ocorrida hoje. Em sinal de respeito à figura pública, as bandeiras no Paço Municipal estão a meio mastro e ficarão, assim, nos próximos dias.


Em nota, o Governo do Município apresenta o consternamento geral da comunidade e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda de um cidadão exemplar, respeitável líder político e de ilibado espírito público. Segundo o prefeito Valdir Fontanella, Lauro Müller perde um grande político e uma grande pessoa. “Sentimos muito pela perda do ex-prefeito Suvenir Dal-Bó. A toda família nossos pêsames e nossos votos de muita perseverança nesse momento tão difícil que é a perda de um ente querido”, diz o prefeito.
Ainda não há informações de onde o corpo do ex-prefeito será velado.


Biografia – Suvenir Dal-Bó é natural de Treviso, na época município de Urussanga. Filho de Liberal Dal-Bó e Alexandrina Pagani Dal-Bó, nasceu em 7 de junho de 1938. Veio para Lauro Muller no ano de 1960, trazido pela Companhia Nacional de Mineração de Carvão do Barro Branco, para jogar futebol na equipe do Henrique Lage Futebol Clube. Atuou também no setor de recursos humanos da empresa. Foi casado com Marli Losso Dal-Bó (em memória), com quem teve três filhos, um (nat morto), Juliano (em memoria) e Lara. Dal-Bó entrou para a política lauromüllense no governo de Gil Ivo Losso, tendo sido eleito vereador pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional e renunciou a vereança para exercer o cargo de Secretário de Administração.


Foi eleito prefeito para o mandato de 1977 a 1981 e novamente eleito para o mandato de 1988 a 1992. Seus dois governos se destacam pelo grande número de obras em todas as localidades do interior e na sede. Destaca-se a vinda da patrulha mecanizada do Governo do Estado que ficou no município por trinta dias, abrindo as principais estrada do interior do e a pavimentação de dezenas de quilômetros de ruas urbanas em Itanema, Barro Branco, Guatá e no Centro. Quando foi prefeito foram construídos o Ginásio de Esportes Nelson Righetto e a EEB Walter Holthausen, a reconstrução da Praça Henrique Lage, abertura das agências dos bancos BESC e Banco do Brasil, INSS e Correios. A energia elétrica, a água potável e a telefonia foram outras grandes conquistas. Mas, o que Dal-Bó tem como marca maior é a sua generosidade, sempre ajudando as pessoas que recorriam ao seu auxílio nos momentos difíceis. Dal-Bó também foi eleito vice-prefeito, pelo PDS – Partido Democrático Social para o mandato de 1997 a 2000, no Governo Itamar Caciatori.


As informações da biografia são da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, que prestou homenagem ao ex-prefeito em 2015, com a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo.


 


 


Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Lauro Müller


26/11/2020  às 06hs24