Janaina Alberton

Olá, meu nome é Janaina Veronezi Alberton, filha de agricultores, fato do qual me orgulho muito. Sou formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tenho pós-graduação em Gestão Ambiental e Mestrado em Ciências do Solo. Trabalho no Centro Universitário Barriga Verde-UNIBAVE na coordenação do curso de Agronomia.

Amo o cheiro dos campos, das plantações, da terra, e é por isso que estou sempre antenada ao que está acontecendo no meio rural. Me acompanhe aqui no Ligado no Sul e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nesse meio tão inconstante e surpreendente!!

07/10/2015  às 15hs20

Homeopatia na agropecuária


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Homeopatia foi fundamentada em 1796, pelo médico alemão Samuel Hahnemann, para utilização em humanos e apresenta como base aprática de preparações altamente diluídas.

Esta vem sendo cada vez mais utilizada em animais, trazendo resultados animadores. Mas, sabe-se que mesma pode ser utilizada em qualquer organismo vivo, inclusive nos vegetais. Desta forma, estudos investigando sua potencialidade de uso na produção vegetal vem crescendo, principalmente no Brasil, na Índia e na Europa. Acredita-se que os produtos homeopáticos podem atuar no desenvolvimento e crescimento das plantas, no controle de pragas e doenças, e em todos os seguimentos da agricultura.

A inserção da homeopatia na agricultura tem como objetivo levar saúde ao meio rural, permitindo a diminuição do uso de agrotóxicos, por exemplo. Além disso, a agriculturaorgânica com homeopatia é entendidacomo tecnologia destinada ao mercado inovador,devido à baixa dependência por insumos externos e aumento do valor agregado aoproduto.

Vários exemplos de estudos com o uso de homeopatia em vegetal podem ser citados, como por exemplo, os pesquisadores SINHA e SINGH (1983) utilizando-se de vários produtos homeopáticos verificaram que dentre os estudados, o Sulphur (C200) inibiu em 100% o crescimento do fungo e aprodução da toxina aflatoxina (toxina que causa danos hepáticos em animais e humanos).Na França, NITIEN (1969) e colaboradores demonstraram a ação de preparados homeopáticos desulfato de cobre sobre a desintoxicação de plantas de ervilhapreviamente intoxicadas com este sal em doses ponderais. Esta homeopatia foi capaz de desintoxicar asplantas de ervilha com excesso de cobre.

Os medicamentos homeopáticos quando aplicados racionalmente e no momento oportuno, e principalmente obedecendo à lei dos semelhantes, ou seja, se aplicando o tratamento correto para cada espécie, aumenta a sobrevivência e reduz a morte das plantas.  O princípio homeopata acredita que qualquer distúrbio causado na planta, como falta de água, de nutrientes, solos com pouca fertilidade, compactados, agem na energia vital da planta. Assim, toda vez que a planta sofre estresse estará fora de equilíbrio. O tratamento homeopático, procura reestabelecer este equilíbrio.

No entanto ainda há muito para se caminhar em relação ao uso de homeopatia em vegetais no Brasil. A Universidade federal de Viçosa foi uma das pioneiras neste tipo de pesquisa e realiza muitos trabalhos que apontam ótimos resultados, como por exemplo a resistência das plantas ao ataque de pragas  melhorando seu desenvolvimento geral. Os primeiros resultados do efeito dos medicamentos homeopáticos foram obtidos em rabanete, beterraba e cenoura (CASTRO e CASALI, 2001).

No entanto, apesar de existir a muitos anos o estudo homeopáticopara humanos e animais,para vegetais ainda é tudo muito novo, sendo isto um grande entrave para o progresso deste tipo de tratamento.A confecção da matéria homeopática vegetal apresenta várias dificuldades, uma delas é que muitas das patogenesias não são visualizadas pelos sintomas visuais externos, pois os sintomas em sua grande maioria são internos, dificultando a coleta de informações para elaboração de um tratamento eficaz.

Enfim, a Ciência da Homeopatia apresenta recursos tecnológicos combinadas com o ponto de vista da agricultura sustentável, se apresentando como uma ferramenta aos sistemas de produção que estão migrando do convencional para o orgânico.  A homeopatia se apresenta como uma forte ferramenta aodesenvolvimento rural sustentável.

Para aqueles que apresentarem interesse nesta tecnologia, se deve procurar um profissional habilitado, garantindo o sucesso da técnica.


07/10/2015  às 15hs20