07/11/2017  às 09hs41

Saúde

Hospital São José completa 81 anos de fundação


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital São José completa 81 anos de fundação esta semana. Para marcar a data, uma missa de ação de graças será realizada nesta quinta-feira (9), às 15 horas, na capela da instituição. Celebrada pelo padre Samiro Meurer, a missa contará com animação do Grupo de Canto, composto por colaboradores da instituição. Toda comunidade está convidada a participar.

Em 8 de novembro de 1936, o Hospital São José, por intermédio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora – IENS, inicia suas atividades na cidade, com a inauguração da obra do novo prédio, já nos altos da Rua Coronel Pedro Benedet. As IENS, que estavam se instalando em Forquilhinha, atenderam o pedido do então prefeito Elias Angeloni, para assumir uma entidade de saúde, mesmo sem ter experiência em hospitais. Conta-se que no dia da inauguração, mais de 5 mil pessoas visitaram a instituição.

Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul de Santa Catarina, apoiado por programas de ensino e pesquisa. É uma instituição filantrópica, de caráter privado e utilidade pública. Em 2016, durante 24 horas por dia, foram atendidas mais de 250 mil pessoas, sendo 86% por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. No mesmo ano, foram atendidas mais de 135 mil pessoas somente no setor de Urgência e Emergência.

Qualidade

O Hospital São José, por meio da Gestão da Qualidade, realiza ações e desenvolve processos com o intuito de buscar a permanente satisfação e o bem estar de seus pacientes, difundindo a filosofia e a postura de qualidade em toda a organização.

Como consequência desse aprimoramento, o hospital recebeu, neste ano, o Selo de Acreditação Hospitalar. O reconhecimento eleva a instituição em alto nível de qualidade de serviços em saúde no país. O novo passo tem significativa importância, pois é um dos mais almejados pelas instituições de saúde no Brasil.

Atualmente no país, existem 6.733 hospitais. Destes, 258 são acreditados. Para Santa Catarina, o Hospital São José soma a 13ª certificação ONA na categoria hospital. “A acreditação é um grande passo na trajetória do HSJosé, significa estar em um grupo muito seleto”, enaltece a diretora do Hospital Irmã Líbera Mezzari.

A busca por esse reconhecimento é totalmente voluntária, educativa e agrega um diferencial de peso ao serviço.
Buscando a excelência sempre, o hospital conta com o apoio de 230 médicos, 1,1 mil colaboradores, 800 estagiários e 60 voluntários, além de todo corpo diretivo.


07/11/2017  às 09hs41