12/08/2017  às 09hs58

Geral

Imbituba projeta museu avaliado em R$ 6 milhões


Nesta segunda-feira ocorre mais uma etapa de um processo que deve culminar na criação do Museu Histórico de Imbituba: a Câmara de Vereadores vota o projeto de lei de autoria do Executivo que permitirá a implantação do empreendimento.

O projeto do novo museu, que irá contar toda a história do município, está orçado em R$ 6 milhões, mas a ideia é de que suas instalações sejam construídas por etapas, para facilitar a busca pelos recursos.

O museu será implantado no antigo prédio de uma usina termelétrica, localizada no Centro, às margens da Lagoa da Bomba. Datada de 1917, a construção é histórica e tombada pelo município. Para isso já foi finalizado o projeto de restauro do prédio, que hoje está fechado, mas ainda assim abriga uma companhia de teatro.

O imóvel pertencia à União, mas foi cedido de maneira provisória para Imbituba, que aguarda a transferência definitiva. No final dos anos 1980, o local, inclusive, chegou a abrigar o Museu do Porto e da Cidade de Imbituba.

De acordo com o diretor de Cultura do município, Paulo Armando, após a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores começa a fase de captação dos recursos. Mas o projeto de lei também vai orientar de que forma o município poderá investir na estrutura, como nos custos com manutenção, por exemplo. A prefeitura planeja buscar apoio nas esferas estaduais e federais. “Iniciativa privada ainda não foi pensada, mas é uma possibilidade a ser discutida”, comenta Armando.

Se não houver demora a angariar tais recursos, a primeira etapa do projeto, pelo menos, pode ser iniciada ainda este ano. O restauro prevê, por exemplo, uma área anexa ao prédio para a instalação de um café. O museu deve abrigar também um espaço para apresentações artísticas. Em paralelo à implantação do novo atrativo, o setor de Meio Ambiente do município trabalha em um projeto de recuperação da vizinha Lagoa da Bomba.

Com informações do Portal Notisul


12/08/2017  às 09hs58