17/10/2017  às 09hs17

Economia

Inicia a colheita de fumo na região


Foto: Lucas Colombo/DN

Foto: Lucas Colombo/DN

A segunda-feira de tempo ensolarado auxiliou os produtores rurais na colheita do fumo. O processo iniciou nos últimos dias e deve se estender até meados de dezembro, quando a maior parte da safra já terá sido encerrada. Em Içara, município que se destaca na atividade, a expectativa é que a produção deste ano seja positiva, somando aproximadamente 6 mil toneladas, apesar do período de seca enfrentado na época do transplante das mudas para a lavoura.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Hercílio Jair De Stefani, a escassez de chuva exigiu mais trabalho por parte dos fumicultores, que tiveram que regar as plantas para garantir a colheita. “Mas para quem plantou durante a estiagem, a produção é melhor do que a de quem plantou nos dias de chuva. Eles sofreram no início com a seca, mas agora está com uma produção melhor”, destaca.

Momento de expectativa

Para o fumicultor Hildo Da Rolt, que plantou 70 mil pés de fumo, o momento é de expectativa. Apesar de as condições climáticas terem influenciado no desenvolvimento da planta, a previsão é que o preço pago ao produtor melhore. “A produção está média, não está muito boa. No começo era meio seco; a chuva veio um pouco tarde. Se ela viesse mais cedo já era melhor. Mas parece que vai dar uma melhorada no preço, por causa da produção”, comenta.

 

Com informações do site DN Sul


17/10/2017  às 09hs17