05/12/2017  às 09hs24

Política

Morre aos 101 anos Victor Fontana, ex-vice-governador de Santa Catarina


Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Faleceu nesta terça-feira (5), às 2h30min da madrugada no Hospital Moriah, em São Paulo, aos 101 anos de idade, o ex-vice-governador de Santa Catarina  Victor Fontana. Gaúcho de Santa Maria, veio para Concórdia a convite do empresário Atílio Fontana,  para introduzir as mais modernas técnicas de criação de suínos e aves, a partir de sua formação como Químico Industrial.  Promoveu uma revolução na suinocultura e no agronegócio catarinense.

Fez brilhante carreira política.  Foi secretário da Agricultura, deputado federal por duas legislaturas, presidente da Celesc, conselheiro da República, presidente do BESC e vice-governador no primeiro mandato do governador Esperidião Amin, em 1983.

No setor agrícola foi pioneiro em várias atividades.  Fundou e presidiu a Associação Rural de Concórdia, o Sindicato da Indústria de Carne de Santa Catarina, presidiu a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, atuou com assessor da prefeitura de São Paulo e integrante do Conselho Regional de Química de Santa Catarina.

Figura humana excepcional e conhecedor dos clássicos da literatura universal era cidadão honorário de seis municípios catarinenses. Seu corpo será cremado em São Paulo em cerimônia simples com a presença de familiares.

 

Com informações do Jornal Diário Catarinense


05/12/2017  às 09hs24