18/09/2020  às 07hs00 - Atualizado em 18/09/2020  às 11hs11

Geral

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Colunista Enio João Zanelatto Bagio

Colunista Enio João Zanelatto Bagio


Setembro Amarelo


A cada mês do ano, costuma-se tratar algo relevante, tentando chamar a atenção da população em geral sobre temas com relação à saúde pública. E agora está sendo tratado um tema importantíssimo. que é a prevenção ao suicídio, com o Setembro Amarelo. A ideia do Setembro Amarelo iniciou-se nos Estados Unidos, após um jovem americano suicidar-se dirigindo o seu carro amarelo. No funeral, a família do jovem distribuiu fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema.


No ultimo dia 10 de setembro, comemorou-se o dia mundial de prevenção ao suicídio. “Este é um problema de saúde mental que mata a cada 45 minutos um brasileiro (segundo a OMS). É preciso falar e agir sobre o suicídio. Ele não é uma escolha, é o processo final de uma doença. Acredita-se que 90% deles poderiam ser evitados. Por crenças ou tabus, pouco se fala sobre essa condição, muitos por vergonha, visto que algumas religiões consideram o suicídio talvez como o pior pecado.


O preconceito contra as pessoas que têm pensamentos suicidas leva ao isolamento e até ao aumento das taxas de suicídio. Assim, o caminho mais próximo da diminuição dos números desta doença é a prevenção e o tratamento precoce das condições mentais associadas. Pensando nisso, postos de saúde de vários municípios realizaram campanhas enfeitando as UBS de amarelo, além de fazer a chamada psicoeducação, visando conscientizar os pacientes a procurarem ajuda precocemente, quanto a espalharem a informação.


E na UBS Mato Alto, no município de Tubarão, não foi diferente. Todos os profissionais (agente da limpeza, agentes de saúde, técnicas de enfermagem, enfermeiras e médico) se engajaram para prevenir o suicídio. Então, caso você saiba de alguém que tenha pensamentos recorrentes de morte, que tem ideias suicidas, não tem mais expectativa para o futuro e está desesperançoso, procure ouvir, sem julgar e leve-o para atendimento médico o mais precoce possível”, salientou o doutor Rodrigo Silvano. responsável pelo atendimento na unidade.


Ainda segundo doutor Rodrigo, o suicídio é uma DOENÇA, que pode e deve ser evitada, mas, para isso, a sociedade como um todo deve trabalhar juntas, desde o apoio familiar, os amigos, a religião, bem como o sistema de saúde. Lembrando que existe o Centro de Valorização da Vida, que atende pessoas que precisam conversar. Para isso, é só ligar no numero 188, que é disponível 24 horas por dia, é grátis e sigiloso. Trabalharam na campanha na UBS Mato Alto, além dos profissionais de saúde da unidade, os alunos do Internato de Medicina da 9ª fase, Érick Honorato Bagio, Everton Vinicius Rosa Lanzzarin, Gustavo Correa Emerick e Victor Oliveira Medeiros.



Treinamento dos colaboradores


Os colaboradores da Cergapa participaram, no último dia 10 de setembro, de mais um treinamento de NR 12, visando a capacitação dos mesmos para operarem motosserras e equipamentos similares. Sem esquecer as normais de segurança e cuidados quanto à Covid-19, o treinamento realizado em parceria com o Sescoop, que instruiu por meio das regras gerais voltadas para podas em áreas de redes de distribuição de energia elétrica, da legislação vigente e de outros temas, tais como: tipos de cortes, limpeza de árvores, técnica de operação e planejamento de trabalho. As aulas abordam aspectos de segurança e saúde ocupacional na operação, bem como desenvolvem um comportamento preventivo e corretivo no que concerne à realização de tarefas que envolvam tais equipamentos. O treinamento ocorreu nas dependências do prédio da cooperativa.




Emenda beneficiará a agricultura de GP


Na semana passada, foi entregue ao Executivo grão-paraense recursos na ordem de R$ 176 mil, através de uma emenda parlamentar do deputado federal pelo PSL, Coronel Armando. O valor, que é oriundo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será destinado à compra de um trator agrícola equipado para beneficiar a agricultura e agropecuária do município. O valor foi entregue em mãos ao prefeito Márcio Borba Blasius e seu vice Ademir Bonetti pelo assessor do deputado Léo Goularte.



Ricardo Ghidi em GP


Na última sexta-feira, dia 11 de setembro, esteve cumprindo agenda pela região o deputado federal Ricardo Ghidi e também visitou o município de Grão-Pará. E, na oportunidade, salientou os recursos disponibilizados ao município somente neste ano, que já superam a marca de R$ 1,1 milhão. “É bom à gente retornar às bases e me sinto feliz de estar aqui em Grão-Pará, onde fui o deputado mais votado e fiz aqui muitos amigos. Estamos sempre à disposição dos grão-paraenses lá em Brasília, sempre tentando alavancar recursos para o progresso deste município”, pontuou Ghidi. O evento aconteceu no gabinete do prefeito e diversas foram as lideranças que prestigiaram o evento.



Aplausos e Vaias


Aplausos da semana vão para todas aquelas pessoas que se preocupam com o meio ambiente. E por falar em meio ambiente, no dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, e todos nós somos sabedores que, sem árvores, o nosso ecossistema não sobrevive. Então aproveite este dia e plante uma árvore e contribua para melhorar o nosso meio ambiente.


Vaias da semana vão para aqueles que, por ganância, acabam derrubando a mata ciliar próximo das nascentes, prejudicando a vida de muitas pessoas. Ao invés de derrubar, plante e repovoe uma nascente, já que só sentimos realmente o problema na hora que este líquido precioso falta, que foi o que aconteceu recentemente com a estiagem que se abateu sobre a nossa região.


Frase da semana: “Plante uma árvore, o planeta terra agradece”.  Enio Bagio



18/09/2020  às 07hs00