25/09/2020  às 08hs09 - Atualizado em 25/09/2020  às 09hs06

Geral

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Colunista Enio João Zanelatto Bagio

Colunista Enio João Zanelatto Bagio


Convenções realizadas


No último dia 16 de setembro, último dia para realizar as convenções municipais, os partidos grão-paraenses se reuniram e deliberaram sobre coligações e a escolha dos nomes a majoritária e proporcional.


E a disputa para ser o chefe do Executivo Municipal ficou da seguinte forma: Amilton Ascari (Breca) e Vilibaldo Michels (Vile), da coligação PSD/PL/Podemos. Já de outro lado ficou Hélio Alberton Júnior (Hélinho) e Murilo Kulkamp Nilsen, coligação PP/MDB/PSL/PSC. Ainda todos os partidos escolheram seus candidatos a vereador, sendo que para estes a lei não permite mais coligações.


Portanto, os nomes estão homologados pelos partidos, que terão agora até o dia 26 de setembro para registrar as chapas, e depois partir para a campanha, visando êxito em 15 de novembro.


Boa sorte a todos, e não esqueçam que política se faz com boas propostas e não com críticas e ofensas pessoais.




Fatalidade


Na última semana, faleceu vítima de acidente de moto o jovem senhor Edinaldo Macieski Ceolin, de apenas 42 anos de idade. O acidente ocorreu no interior do município, onde o senhor residia, sendo que logo após a queda de sua motocicleta o mesmo foi levado ao Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte, mas veio a óbito. Nossas sinceras condolências a família enlutada!



Sinistro


A última segunda-feira, dia 21 de setembro, foi marcada por dois sinistros no município de Grão-Pará. Sendo que o primeiro aconteceu nas margens da rodovia SC-370, onde uma motocicleta Honda Biss foi totalmente consumida pelo fogo.


Já no outro incêndio, este de grandes proporções, aconteceu em uma estufa de fumo na comunidade de Capivaras do Meio, onde o fogo que iniciou na estufa, acabou queimando também o paiol onde serve para armazenar o fumo depois curado. O Corpo de Bombeiros foi chamado, porém, quando chegou ao local, apenas fez o rescaldo do incêndio. As causas do sinistro serão investigadas.




Exemplos de união


Apesar da pandemia, que vem trazendo diversos exemplos de dificuldade e dor para algumas famílias, também surgem diversos exemplos que ficam marcados, e, aliás, devem ficar registrados. Como é o caso do fumicultor Augustinho Salvalágio, morador da comunidade de Furninhas, município de Grão-Pará, que contraiu a Covid-19 recentemente e passou por momentos de apreensão, sendo internado por diversos dias no Hospital Santa Teresinha, já que sua saúde inspirou bastante cuidados. Felizmente, venceu a doença e se recupera bem, já no ceio de sua família em sua residência.


Porém, seus vizinhos, amigos e moradores da comunidade resolveram fazer um mutirão para ajudar Augustinho a capinar e cultivar a sua lavoura de fumo, já que o mesmo estava impossibilitado devido à doença. E assim foi feito, diversas enxadas e mãos unidas para ajudar nesta empreitada da roça. Este é um gesto louvável, que precisamos enaltecer cada vez mais neste mundo individualista em que vivemos. Aliás, este belo gesto já aconteceu há pouco tempo atrás na comunidade de Capivaras Alta e Capivaras do Meio. Por meio de uma nota, a família agradeceu o belo gesto feito pelos amigos do senhor Augustinho.




Aplausos e Vaias


Aplausos da semana vão para a escola estadual padre Heriberto Borgert do distrito de Aiurê/Grão-Pará, que através do projeto “Verde é Vida”, mesmo na pandemia onde as aulas presenciais estão suspensas, vem dando sequência, com pessoas que aderiram ao projeto, plantando mudas de árvores e flores, embelezando os entornos da escola, bem como, alguns locais no distrito. Nossos sinceros parabéns a todos, pois um turista quando entra em uma cidade e a vê florida, acaba levando esta boa impressão a diante.



Vaias da semana vão para pessoas mal intencionadas que estão arrancando as flores que foram plantadas e bem cuidadas pela funcionária Regiane Beza Cândido, na Avenida Nereu Ramos. Segundo ela, na semana passada, plantou novas mudas de flores e, durante a noite, alguém arrancou e roubou várias delas. Pessoal, naquele ponto tem câmeras de vídeo monitoramento, então basta fazer uma busca que será descoberta. Lamentável!


Frase da semana: “A ajuda e o bem que fazemos ao nosso irmão volta para nós em forma de graça”. Enio Bagio



25/09/2020  às 08hs09