12/02/2021  às 15hs39

Geral

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Enio João Zanelatto Bagio

Enio João Zanelatto Bagio


Ruas recebem capa asfáltica em GP


Mais duas ruas no centro da cidade de Grão-Pará receberam esta semana a capa asfáltica: as ruas Geraldo Heidmann e a Antônio Liberato Fernandes. A empresa vencedora da licitação BCL de Orleans que está executando a obra que foi financiada pelo Executivo Municipal, através do projeto avançar cidades. Também a Avenida que liga o centro da cidade a comunidade de Alto Rio Pequeno está na fase final da terraplanagem e recebendo a capa asfáltica.




Secretária faz balanço


Fazendo um balanço dos primeiros quarenta dias, a secretária municipal de Saúde, Adeíse Bussolo Rohling, se disse satisfeita com o andamento dos trabalhos a frente da pasta. “Foram diversos procedimentos e consultas realizadas neste início de 2021, ainda iniciamos a imunização contra a Covid-19 em nosso município. Primeiramente, foram os profissionais da área da saúde e agora estamos vacinando os idosos acima de 90 anos. À medida que o governo vai liberando mais doses da vacina, iremos procedendo a imunização conforme a portaria do Ministério da Saúde. Outro motivo de alegria para nós é que entrou em operação três aparelhos de Raios-X odontológico, que será bastante útil para a população grão-paraense”, pontuou a secretária. Sobre as doses da vacina contra a Covid-19, o Município de Grão-Pará recebeu do Ministério da Saúde, até o dia 10 de fevereiro, 110 doses.



Segurança


No último dia 10 de fevereiro, o prefeito Hélio Alberton Júnior recebeu a Polícia Militar de Santa Catarina para tratar do projeto de videomonitoramento a ser implantado no município. Aproximadamente 50 câmeras serão instaladas em pontos estratégicos no interior do município de Grão-Pará. Este projeto será custeado com recursos obtidos, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Volnei Weber, no valor de R$ 100 mil.


Na oportunidade, a policia apresentou o programa Rede Rural de Segurança e a estruturação do projeto que irá instalar câmeras no centro e no interior do município. Este programa já foi implantado em três comunidades e tem por objetivo abranger todas as demais. O programa tem apresentado resultados bastantes positivos, além da diminuição considerável no número de ocorrências envolvendo de furtos e abigeato. O evento aconteceu no gabinete do prefeito e contou com diversas autoridades da Polícia Militar e membros do Conseg.




Cergapa


Na última terça-feira, dia 9 de fevereiro, a Cooperativa de Eletricidade de Grão-Pará (Cergapa) esteve trabalhando no acesso ao Alto Rio Pequeno, realizando a troca de rede de energia elétrica de lugar. A via está passando por obras de asfaltamento, o que necessitou o deslocamento dos postes. Os trabalhos se concentraram das 5h às 8h para evitar transtornos pela falta de energia no entorno.



Aplausos e Vaias


        Aplausos da semana vão todas as emissoras de rádio e aos radialistas, cujo dia “Mundial do rádio” é comemorado no dia 13 de fevereiro. O rádio que ainda é um dos veículos de comunicação mais acessados nos dias de hoje, mesmo com o avanço das redes sociais no mundo. Parabéns a todos!


        Vaias da semana vão para a alta no preço dos combustíveis e os alimentos. Não é possível que o Governo a nível federal e estadual deixe tudo para o mercado resolver, quando deve simplesmente aumentar os preços, principalmente os combustíveis. E, com o aumento, vêm os efeitos cascata, subindo também os alimentos, já que os maquinários utilizados nas fazendas na produção e o transporte são praticamente tudo por via terrestre através de caminhão é inevitável que ocorra o acréscimo. E quem paga a conta é o povão brasileiro, que tem que fazer milagre para colocar comida na mesa da sua família, ganhando apenas um salário mínimo. Lamentável!


Frase da semana: “A população brasileira precisa principalmente de saúde, educação e segurança, mas também precisa ter condições de alimentar sua família”. Enio Bagio



12/02/2021  às 15hs39