07/02/2020  às 16hs02

Geral

O turismo além das águas termais

Natureza exuberante, cachoeiras, turismo rural, eventos temáticos, comércio com confecção própria e excelente estrutura de hospedagem estão entre os atrativos de Gravatal.


Situado no vale entre a serra e o mar, Gravatal coleciona paisagens de tirar o fôlego – Foto: Divulgação / SANTUR

Situado no vale entre a serra e o mar, Gravatal coleciona paisagens de tirar o fôlego – Foto: Divulgação / SANTUR


Localizada entre a serra e o litoral catarinense e um dos principais destinos de termalismo do Brasil. Isso, por si só, já dá à cidade de Gravatal um grande potencial turístico. Contudo, o município não se limita a somente estes atrativos, oferecendo também hospedagem de qualidade, gastronomia, natureza exuberante, comércio com confecção local, tratamento focados em bem-estar e saúde e povo acolhedor. Todos estes atributos fazem com que a cidade com aproximadamente 11,5 mil habitantes receba milhares de turistas ao ano.


“Gravatal trabalha com turismo há mais de 50 anos. É um destino muito importante do termalismo no estado de Santa Catarina e no Brasil. Na região turística Encantos do Sul, composta por 32 municípios, e da qual fazemos parte, Gravatal é o polo irradiador de turismo. A cidade fomenta o setor nas demais cidade, pois todos os visitantes deste município se dirigem a outros locais, como a Serra do Rio do Rastro, Laguna e entre outros. Aqui existe esta capacidade hoteleira. Então as pessoas se hospedam aqui e se locomovem a toda região”, avaliou a diretora executiva da Instância de Governança da região turística Encantos do Sul Encantos do Sul, Marta Régis Fogaça.


Apesar da principal vocação atrair os visitantes, há muitos outros potenciais que os mantêm na cidade. “Em Gravatal, a água termal, as piscinas e o parque aquático são atrações. Além disso, os hotéis trabalham com recreação programada. As famílias vêm, passam suas férias e desfrutam de opções de uma cidade bucólica, acolhedora, pequena. A estância termal proporciona isso. Além dos hotéis, pousadas e camping, existe um comércio variado, com bom preço e qualidade, sendo a maioria confecção própria. Hoje em dia, os turistas buscam cidades do interior, que têm sido um grande produto turístico. Gravatal, por excelência, já faz isso”, citou.


“Há hospedagens de todos os valores, desde hotéis mais requintados aos mais simples. Além disso, há opção de bioconstrução, como a eco-pousada que oferece café vegano e atrai turistas estrangeiros, que buscam algo mais sustentável. Há, ainda, o trenzinho e charretes que passeiam com os turistas. As opções de restaurantes também são bastante procuradas. E, nas proximidades da cidade, existe o agroturismo. Temos a Casa do Mel, uma das propriedades mais importantes do projeto Acolhida na Colônia, que permite que os visitantes se relacionem com as famílias dos agricultores, adquiram seus produtos, conheçam o modo de fazer. Na comunidade de São Roque, há cachoeiras. Também dentro do turismo rural, existe o roteiro Caminhos e Sabores. Aliado à água termal, existe o turismo saúde. Ha muitas clínicas de fisioterapia, acupuntura, Reiki. Essa medicina complementar atrai, tendo em vista que o turista que vem para desfrutar também vem buscar a cura”, completou.


De acordo com o gerente de vendas do Hotel Termas, Evandro Rodrigues, a cidade recebe turistas durante todo o ano. Somente no empreendimento, são aproximadamente 20 mil hóspedes anualmente. Ele explica que o período de maior lotação ocorre nas férias escolares e feriados. Nos períodos de meia estação também a procura é maior. “Gravatal é muito procurado por ser um destino termal cercado de muita natureza. Isso atrai muito famílias que procuram relaxamento e tranquilidade. Temos uma identidade muito forte com a melhor idade que busca cada vez mais saúde e encontram isso em nossa premiada água termal. Além disso, contamos com uma hotelaria para todos os gostos e bolsos, um amplo comércio próximo dos hotéis e estamos localizados numa região privilegiada entre a serra e o mar”, pontuou. “Procuramos, primeiramente, oferecer um produto diferenciado aliando hospitalidade, águas termais, gastronomia, lazer, natureza e muita diversão. Criamos vários eventos na baixa temporada para atrais mais turistas e fizemos algumas promoções durante o inverno”, acrescentou.


Os eventos em datas comemorativas têm sido uma grande aposta do poder público e da iniciativa privada. “Quando começa o verão, muitas famílias procuram os hotéis que têm pacotes específicos, com decorações incríveis, para passar o Natal e o Réveillon. Nessas datas, a ocupação chega a quase 100%. A virada do ano se tornou uma festa coletiva. A Prefeitura promove uma festa na Praça dos Direitos Humanos e todos os hotéis têm queimas de fogos. Então é algo muito bonito de se viver e de se estar, e muito acolhedor. Logo na sequência, vem a proposta de um Carnaval de rua. Em um dia, os turistas e moradores vão à praça e aí tem as marchinhas. Este é mais um produto que a cidade oferece”, citou Marta.


Festas Típicas


Natal nas Águas


A Festividade que celebra o Natal em Gravatal, tem como objetivo a união entre turistas e comunidade. Encantando com a decoração, programação e uma oferta para presentear a família nas mais de 200 lojas abertas em horário especial.


Réveillon nas Águas


Um momento inesquecível, onde a estância termal com o tradicional Réveillon nos hotéis, exibe uma belíssima queima de fogos e a Prefeitura Municipal e seus parceiros, oferecem na Praça dos Direitos Humanos, uma virada de ano de muita harmonia, encontros e esperanças, transformando a cidade num destino acolhedor para as famílias confraternizarem o Novo Ano.


Carnaval nas Águas


A tradicional festa brasileira em Gravatal é um evento voltado às famílias. O Carnaval nas Águas conta com o desfile de rua, confraternização na Praça dos Direitos Humanos numa divertida e alegre volta ao passado, onde as tradicionais marchinhas de carnaval dão o ritmo da festa.


Fonte: Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR)


Roteiros turísticos


Estância Termais


O Complexo Hidromineral de Gravatal é considerado o segundo melhor do mundo (depois de Aux-Les Thermes, na França). É referência também por ser a 3ª melhor água do mundo para consumo. Com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37ºC, Gravatal desenvolveu boa infraestrutura turística. A água mineral de Gravatal é usada para balneário terapia, consumo e lazer. Os turistas encontram hotéis, apart-hotéis, parque aquático, restaurantes e ampla rede de comércio e serviços no complexo turístico associado às Termas do Gravatal. Fonte: SANTUR


Mirante Tataywarê


A localização do Mirante está em um dos pontos mais visitados de Gravatal, a 3,5 km de distância das Termas, com vista panorâmica para o vale. Seu caminho pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé. Em homenagem aos primeiros habitantes do município, o Mirante Tataywarê, nome indígena, que significa fogo no céu, é uma estrutura turística que oferece ao público uma experiência junto à natureza. Fonte: SANTUR


Acolhida na Colônia e Turismo Rural


O projeto organiza roteiro de visita às propriedades rurais do bairro de São Miguel, incluindo a Casa do Mel Bioápis e a Pousada do Vô Juca. O passeio, recomendado para toda a família, tem como atrações as atividades de lazer ao ar livre, como pescarias e cavalgadas, além de refeições coloniais, aproveitando os prazeres da vida no campo. O bairro São Miguel, localizado em região montanhosa, acima do vale, é repleto de cenários propícios à prática do ecoturismo. As propriedades situadas na região também oferecem diversos atrativos para o turismo rural. Fonte: Verde Vida Eco-Pousada


Pedra do Índio


Fixada no cume de um monte em formato piramidal, a pedra esculpida tem o formato de uma cabeça de traços indígenas, daí o nome pedra do índio. Localizada na comunidade de São Miguel, a 8 km de Termas do Gravatal, o mirante da Pedra do Índio é um dos locais mais privilegiados de Gravatal, com um belo cenário da cidade e região. Somente é possível chegar até lá caminhando por trilhas que partem da gruta e levam cerca de uma hora. Fonte: COMTUR de Gravatal


Rios, quedas e cachoeiras


Ao longo do Rio São Roque formam-se belas cachoeiras e quedas d'água e piscinas naturais próprias para banho e lazer, e apresenta estrutura básica com lanchonete, restaurante, horta orgânica, piscina artificial, chuveirão, campo de futebol e local para camping. Outra queda d'água se forma no Rio São Roque e oferece estrutura básica de banho, lazer e diversão. Este trecho do rio apresenta cachoeira, piscinas naturais, mini represa e chuveirão, além de restaurante e lanchonete no local. Fonte: COMTUR de Gravatal


07/02/2020  às 16hs02