Flávia Lole
Flávia Lole Arquitetura e Decoração

Olá, meu nome é Flávia, sou natural de Orleans onde vivo até hoje com minha família. Formada em arquitetura e urbanismo pela Unisul desde 2005 e pós graduada em Gestão empresarial pela FGV desde 2010, trabalho na empresa da família, a LCL design. Meu dia a dia é envolvido pela arquitetura de interiores e decoração além do lado administrativo que a empresa exige.Também faço parte da diretoria estadual do Núcleo Catarinense de Decoração.

Interiores sempre foi meu sonho, e hoje além de trabalhar com projetos de clientes consigo me inspirar em mostras e feiras nacionais e internacionais além de escolher as peças que vão compor os showrooms das nossas lojas.

Através da coluna vou manter o público conectado com as últimas tendências e novidades desse mundo atraente da arquitetura e decoração.

11/05/2016  às 16hs44

Geral

Olhares sobre o Salão do Móvel de Milão 2016


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Já tive o prazer de estar presente duas vezes nesta feira incrível, e apesar de não poder comparecer este ano, resolvi pesquisar tudo que pude a respeito das novidades, para poder trazer a vocês leitores algumas fotos incríveis deste mundo do design. Difícil ser sucinta com tanto material!!!


Então, aconteceu no mês de abril o Salão do Móvel de Milão, importante feira mundial de design e criação de móveis e objetos. A locação da feira conta com 230 mil metros quadrados de exposição e mais de 2 mil expositores em 20 galpões. Esta feira iniciou há 55 anos, e reúne profissionais da área, lojistas, clientes antenados que vão a Milão “respirar” design na capital italiana, sendo que a cidade supera todas as expectativas durante a semana do I salone. Além de mostrar tendências em produtos, a feira revela todos os anos novas marcas e talentos em design. Para os profissionais da área acaba sendo um parque de diversões, podem acreditar!!!!


Em 2016, o evento contou com o Salão Internacional do Móvel, Salão do Complemento e Decoração (Decoração, EuroCucina, Salone Del Bagno, Salão Satélite), Exposição de Jovens Designers, Eventos FuoriSalone, Brera, Zona Tortona, Zona Lambrate, além das novidades voltada para iluminação, o Euroluce, e para escritórios, o Salone del Ufficio.


No Salão do móvel uma profusão de cores diferentes, de desenhos e referências variadas, além de uma veia bem contemporânea fizeram com que a ordem seja tirar suas próprias conclusões e confiar no seu feeling. Uma das tendências em voga é o uso do lar como refúgio nos protegendo da loucura na qual vivemos. Também implícita a nostalgia dos anos 50 e 60, materiais naturais e jardins verticais que trazem este clima acolhedor para nossos ambientes.



Pegada retrô continua em alta



Na iluminação muita modernidade



Móveis Techinocolor por Patricia Urquiola e Frederico Pepe



Mooi com móveis em mármore e espuma



Barcelona design


A feira não trouxe muitas surpresas na Eurocucina e no Salone Internazionale del Bagno que são pavilhões direcionados a projetos de cozinhas e banheiros e que acontecem dentro da feira a cada dois anos. As marcas propuseram principalmente materiais e linhas consolidadas, apostando no cuidado para com os detalhes e na valorização do saber fazer artesanal.

Nas cozinhas os tons sóbrios e elegantes foram as grandes apostas dos fabricantes bem como a mistura de madeira, vidro, pedra e metal. Perfeição, praticidade e abertura são as palavras chaves.


Quanto aos banheiros parece que reduzir é uma das tendências principais. Os projetos procuram criar desenhos simplistas que se tornam pequenos oásis privativos para relaxar.




Já no Fuorisalone, que são as instalações que ocorrem principalmente nos bairros de Brera, Tortona e Lambrate, a tendência prevalente parece ser uma reflexão sobre o ofício. A maior parte das marcas propõem reedições de projetos históricos além de versões reeditadas com novos acabamentos.


Reedição Baccarat com pedras preciosas



Exposição Moroso



Marimekko – casa finlandesa 



Porcelanas do arquivo histórico da marca Richard Ginori


11/05/2016  às 16hs44