04/10/2019  às 14hs29

Educação

Orleans Clube do Livro promove o hábito de leitura e a troca de conhecimento

Com 12 livros pré-definidos para 2019, membros se reúnem mensalmente para discutir e ampliar as percepções a respeito das obras literárias.


Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação


Duas amigas e, em comum, o amor pela leitura. Assim surgiu o Clube do Livro, em Orleans, em 7 de janeiro de 2019, data em que se comemora o Dia do Leitor. Além de todos os benefícios proporcionados pela leitura, a adesão ao clube permite que os membros ampliem sua rede de contatos, façam novas amizades e ainda possam discutir com outras pessoas que acabaram de ler as mesmas obras, contribuindo, dessa forma, para ampliar os horizontes e aguçar o senso crítico.


Para isso, um cronograma de obras a serem lidas até dezembro foi pré-definida. Mensalmente, ao fim de cada ciclo, o grupo se reúne para discutir as obras literárias. Conforme uma das fundadoras, Mônica Zomer, entre os objetivos do clube, também estão: instigar, desenvolver e manter o hábito da leitura; promover a diversidade cultural, motivando a variedade de estilos literários; criar, exercitar e incentivar o senso crítico e a argumentação filosófica; e suscitar e promover a interação social e o inter-relacionamento pessoal.


“Nosso ciclo é o conjunto de 12 meses e 12 livros, que são escolhidos por indicação dos associados para que, assim, possa ser realizado um sorteio a fim de definir a ordem de leitura das obras”, explicou. Os encontros para discussão da obra têm duração de aproximadamente uma hora e ocorrem em datas, locais e horários previamente divulgados. Atualmente, o clube conta com 21 participantes que integram o grupo de WhatsApp e oito membros que participam dos encontros mensais. Estes números, entretanto, estão em constante crescimento.


Para a integrante, a palavra “oportunidade” descreve a experiência de participar do Clube do Livro. “Oportunidade de conhecer novas pessoas com o mesmo interesse que você; oportunidade de ler novos estilos literários; oportunidade de aprender sempre alguma coisa nova e a enxergar as coisas por outro ângulo. Lá é o espaço de desabafar e assumir que você não entendeu absolutamente nada, e que ficou completamente possesso com aquele final, ou que não se identificou com o estilo literário”, relatou.


“É o espaço de ouvir interpretações diferentes e tentar entender um pouco mais. É ali que a gente aprende a ver pelos olhos alheios e expande a nossa capacidade de interpretação de texto para possibilidades nunca antes imaginadas. A troca de versões em si é bem interessante, mas melhor ainda é perceber que cada história é, em parte, constituída pela personalidade de cada leitor. Um bom Clube do Livro e um olhar afiado nos forçam a viver fora da nossa bolha”, completou.


A adesão ao clube é inteiramente gratuita. O membro precisa ter acesso às obras literárias, seja comprando, alugando, pegando emprestada ou lendo online. Aos interessados, basta entrar em contato com qualquer membro do clube ou, ainda, através do WhatsApp (48) 99690-1171. Todas as comunicações oficiais são feitas através do grupo do WhatsApp.


Todo associado tem o direito de indicar um novo associado para o clube, participar dos encontros de discussão da obra e indicar livros no início de cada ciclo. Em contrapartida, deverá assinar a lista de presença em todos os encontros em que participar; ter acesso à obra para leitura durante a rodada em que desejar fazer parte; apresentar comportamento apropriado, podendo ser banido caso perturbe e/ou prejudique outros associados; e comparecer às reuniões e/ou se manifestar, podendo também ser excluído caso não interaja. 


Livros de 2019 - O Pequeno Príncipe (fevereiro, já concluído); Extraordinário (março, já concluído); Uma dobra no tempo (abril, já concluído); Poliana (maio, já concluído); Poliana Moça (junho, já concluído); O menino do pijama listrado (julho, já concluído); Um brinde de cianureto (agosto, já concluído); Aprendizados (setembro, já concluído); A ditadura da beleza (outubro); Os mentirosos (novembro); As irmãs Penderwick (dezembro).


04/10/2019  às 14hs29