Janaina Alberton

Olá, meu nome é Janaina Veronezi Alberton, filha de agricultores, fato do qual me orgulho muito. Sou formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tenho pós-graduação em Gestão Ambiental e Mestrado em Ciências do Solo. Trabalho no Centro Universitário Barriga Verde-UNIBAVE na coordenação do curso de Agronomia.

Amo o cheiro dos campos, das plantações, da terra, e é por isso que estou sempre antenada ao que está acontecendo no meio rural. Me acompanhe aqui no Ligado no Sul e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nesse meio tão inconstante e surpreendente!!

23/10/2015  às 16hs57

Paisagismo e Meio Ambiente - Uma combinação Indispensável


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem não gosta de boa qualidade de vida aliada ao conforto de uma bela paisagem? O paisagismo ou arborização é um dos instrumentos ambientais que nos permiti isto de forma bastante simplificada. Nesse dia 05 de junho comemoramos o dia do meio ambiente, e não podemos ignorar o fato de que meio ambiente e paisagismo caminham lado a lado. Hoje a arborização traz consigo o uso de jardins verticais, calçadas verdes, telhados verdes, jardins filtrantes, etc.., técnicas que além de melhorar o visual do ambiente, melhoram a qualidade ambiental.

Segundo Gilmar e outros (2008, p.10), nota-se que, além do benefício estético paisagístico, haverá uma maior absorção pelo solo gramado (não pavimentado) das águas pluviais, tornando-o mais permeável, amenizando assim, o problema das enchentes, além de criar uma melhor climatização e demais benefícios ecológicos.

Entre muitas vantagens a arborização pode diminuir o calor, aumentar a umidade do solo, diminuir a erosão causada pela água da chuva aliada a falta de cobertura no solo, melhora a drenagem da água, permite a preservação do ambiente além de atrair um número maior da avifauna, principalmente se plantarmos vegetação nativa com floração e frutificação.

Aplicando o paisagismo em qualquer ambiente pode se possibilitar a integração do homem com o meio ambiente e consequentemente a conscientização ambiental deste.  Pensando em todos esses benefícios os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitário do UNIBAVE desenvolveram um projeto de arborização do campus visando a preservação ambiental do campus e o bem estar de seus acadêmicos e funcionários, além é claro daqueles que visitarem nosso Centro Universitário.

Se usarmos técnicas adequadas podemos fazer o cinza do concreto ceder lugar para o verde dos jardins, melhorando a qualidade do ar principalmente em áreas poluídas, proporcionando enfim a preservação do meio ambiente.


23/10/2015  às 16hs57