16/08/2019  às 14hs40

Religião

Paróquias e fiéis celebram a Assunção de Nossa Senhora em Orleans e Lauro Müller

Em Lauro Müller, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, comemorado neste dia 15, é considerado feriado municipal; celebrações tradicionais marcarão o fim de semana também em Orleans.


Legenda: Em 2019, Festa em Honra ao Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller, chega à 72ª edição – Foto: Arquivo Sul in Foco

Legenda: Em 2019, Festa em Honra ao Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller, chega à 72ª edição – Foto: Arquivo Sul in Foco


Os fiéis lauromüllenses aproveitaram o feriado municipal desta quinta-feira, 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, para celebrar a padroeira. A programação religiosa iniciou nesta quarta-feira, dia 14, com o tríduo em preparação à festa, que seguirá até esta sexta, dia 16. Já no fim de semana, dias 17 e 18, ocorrerá a 72ª Festa em Honra ao Imaculado Coração de Maria.


No sábado, o evento contará com a transladação da imagem do Imaculado Coração de Maria, acompanhada pela Banda Santa Bárbara, a partir das 18h30min, seguida de missa. No domingo, a festa reinicia às 10 horas, com a missa festiva. Em ambos os dias, haverá brinquedos, pipoca e algodão-doce gratuitos para as crianças. Também haverá serviço de bar e cozinha e animação banda.


Em Orleans, a Paróquia Santa Otília também organiza a celebração. A Festa de Santa Otília e Nossa Senhora da Glória contará com a procissão luminosa com o terço dos homens e das mulheres, da Igreja Matriz até o Morro da Santinha, a partir das 18 horas do sábado, dia 17, seguida por missa.


No domingo, dia 18, em alusão à Assunção de Nossa Senhora/Nossa Senhora da Glória, ocorrerá a caminhada da unidade, saindo da Igreja Matriz até o Morro da Santinha, com pastorais, movimentos, ministros extraordinários, grupo de famílias, missionários das Santa Missões Populares e população em geral, às 9 horas. Posteriormente, ocorrerá a missa da Unidade, presidida por Dom João Francisco.


Dia da Assunção de Nossa Senhora - A data é comemorada anualmente em 15 de agosto. Ela celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C. e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. O dogma da Assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro 1950.


“Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste”, declarou na publicação da Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus” (em português: O mais generoso Deus).


Redação Notícias JH


16/08/2019  às 14hs40