08/04/2019  às 09hs05

Geral

Prefeito Valdir Fontanella viaja a Brasília para participar da marcha dos prefeitos



O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, ao lado de mais sete prefeitos da região da AMREC, embarca nesta segunda-feira (8), rumo a Brasília, onde irá participar da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai até quinta-feira (11), apresentando o maior índice de participação dos últimos quatro anos. A expectativa geral dos prefeitos é pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira pela manhã, durante a cerimônia de abertura oficial e o que será anunciado de novidade por parte do governo federal.


De Santa Catarina serão 174 prefeitos e prefeitas, segundo a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). A Marcha é considerada um dos maiores eventos políticos da América Latina, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Em 2019, o tema que norteia os debates é Unidos pelo Brasil e foca na mobilização de gestores em torno de pautas que fortaleçam os municípios brasileiros.


A data coincidirá com os 100 dias do governo federal. O evento reúne, além de representantes municipais, ministros, deputados e senadores. A presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, também estão confirmadas.


Entre os temas defendidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a construção de um novo pacto federativo estará em debate na XXII Marcha. O objetivo é unir esforços para, por meio do diálogo, elaborar proposta que permita divisão mais justa dos recursos entre os Entes federados.


"Já estivemos em Brasília no mês de março fazendo encaminhamentos do município de Lauro Müller. Agora vamos voltar ao lado de nossos colegas prefeitos na tentativa de fortalecer cada vez mais a participação dos municípios na divisão dos recursos. Certamente esta será uma grande oportunidade de conhecer melhor os planos do novo governo do nosso país para os próximos anos e apresentar os anseios dos municípios", ressaltou Valdir Fontanella.


Fórum Catarinense


Na agenda dos prefeitos de Santa Catarina, ainda está a participação no Fórum Parlamentar Catarinense, que acontece na quarta-feira, dia 10, às 19h, Plenário II do Anexo II, Câmara dos Deputados.




Assessoria de Comunicação Governo do Município de Lauro Müller


08/04/2019  às 09hs05