20/12/2017  às 15hs23

Saúde

Profissionais da saúde realizam blitz da prevenção em alusão ao "Dezembro Vermelho" em Orleans


Colaboração: Ascom Orleans

Colaboração: Ascom Orleans

Blitz da prevenção, esse foi o nome intitulado pela equipe que realizou a campanha "Dezembro Vermelho", mês dedicado a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV. A Blitz foi realizada pela equipe da secretaria da Saúde e Unibave, onde foi realizado entrega de folders e preservativos dos sexos feminino e masculino. Na oportunidade os profissionais também transmitiram orientações sobre a testagem em locais públicos do município de Orleans.

De acordo com a Secretária da Saúde a proposta da campanha é atingir o público em geral especialmente os jovens. Segundo ela, a equipe organizadora visitou casas noturnas, barezinhos, lanchonetes, universidade com o intuito de debater com eles o assunto e sobretudo, conscientiza-los sobre a importância da prevenção. "Partindo do princípio de que os jovens trabalham o dia todo, por isso encontram dificuldades para procurar os serviços de saúde. Além disso a crescente demanda de jovens com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e HIV, é expressiva, então, a finalidade da campanha deste ano é quebrar barreiras e sair de nossa zona de conforto procurando o jovem onde ele costuma frequentar", sinalizou Luana.

Os locais que receberam a Blitz foram a Lohn Bier, Empório Pub, Big Jack e Vieira Bier.  Alana Stols Cruzeta, uma das organizadoras, descreve que muitas das pessoas que foram abordadas em tais ambientes avaliaram a ideia inovadora e aderiram bem ao recebimento do preservativo. No entanto, a mesma afirma que há uma restrição muito grande por parte do público principalmente das mulheres. "Durante a blitz foi possível constatar que a população tem vergonha de falar sobre sexo. As pessoas precisam ter noção da utilidade do preservativo e da realização do teste", pontuou.

O grupo confeccionou placas alusivas e fantasias de preservativo com a frase: vista-se, como forma de enfatizar a campanha.


20/12/2017  às 15hs23