27/05/2019  às 13hs37

Entretenimento

Ritorno Alle Origini: Urussanga promove o resgate da cultura italiana em mais uma edição do evento


Fotos: Jéssica Pereira

Fotos: Jéssica Pereira


Os últimos dias foram de alegria e festa em Urussanga. O município celebrou de 24 a 26 de maio a festa Ritorno Alle Origini, juntamente com o aniversário de 141 anos de fundação da cidade, celebrado neste domingo. As atividades que tiveram início oficialmente na sexta-feira foram encerradas neste domingo com o tradicional almoço no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, a final do XXV Urussanga Skate Park – XIV Taça Kauê Damiani, o corte do bolo comemorativo aos 141 anos do município, além de diversas atrações musicais e culturais.


O turista de Florianópolis Valter Messa, apesar do mau tempo e dos inconvenientes que ocorreram especialmente na sexta-feira devidos às chuvas não deixou de comparecer ao evento. “Fomos agraciados com uma festa maravilhosa. Os organizadores estão de parabéns, por conseguirem resgatar a cultura e as tradições dos italianos que imigraram para o nosso querido Brasil. Fartas opções de gastronomia, deliciosos vinhos produzidos nessa região, a grandiosa apresentação do carismático Luciano Bruno e as excelentes apresentações de outros cantores e de bandas. Nos divertimos muito”, garante Valter que veio ao município acompanhado da esposa.


De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora da festa, Sergio Luiz Maccari Junior, mesmo com as intensas chuvas registradas na sexta-feira que impossibilitaram a participação de muitos visitantes neste dia, o sábado e o domingo apresentaram resultados muito positivos. “Superamos as nossas expectativas e reunimos um grande número de pessoas nas dependências do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, o que deixa toda a Comissão Central Organizadora e os envolvidos no evento muito satisfeitos com a participação do público e  o cumprimento da missão da Ritorno Alle Origini de preservar a tradição deixada pelos nossos antepassados”, enaltece Maccari.


A mesma opinião é compartilhada pelo prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier. “Temos muito a comemorar. Superamos nossas expectativas no sábado e domingo quanto ao público e mais uma vez demonstramos uma festa que celebra a cultura italiana e a história da nossa cidade. Os turistas saíram mais uma vez encantados pelo bem receber da nossa cidade. Finaliza o Prefeito Gustavo Cancellier.


Olimpíadas coloniais garantem alegria no sábado


Um dos pontos altos da Ritorno Alle Origini é a realização das Olimpíadas Coloniais. O evento foi realizado no anfiteatro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira e terminou com a equipe de Rio América Baixo com o primeiro lugar da competição.


Durante a disputa foram realizadas diversas provas como a corrida de carriola, corrida do ovo para as crianças, prova do topiador, além da caça às galinhas.


Sobre a festa:


A XVI Ritorno Alle Origini é uma realização da Prefeitura Municipal de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) e Diretoria de Cultura, em parceria com as entidades e associações culturais do município. A festa contou com musicais gratuitos como o do cantor italiano Luciano Bruno, na sexta-feira, e a banda Nenhum de Nós, no sábado, além da tradicional gastronomia e vinhos tipicamente urussanguenses. O evento contou também com atividades paralelas, como a integração das comunidades de interior na competição Olimpíadas Coloniais e a presença de atletas nacionais no campeonato Urussanga Skate Park.


27/05/2019  às 13hs37