09/06/2018  às 09hs59

Geral

Sábado é marcado por forte geada e temperatura de -6°C na Serra de SC

Várias cidades amanheceram 'congeladas' neste início de manhã no Estado


Uma intensa massa de ar polar começa a perder força em SC. Predomina o céu claro a poucas nuvens. Pode ter intervalos de muitas nuvens a nublado, mais à tarde/noite.

Temperatura extremamente baixa ao amanhecer e rápida elevação à tarde, agradável, cai bem rápido de noite. Mínimas; -2/8°C na maior parte do Estado, entre -1/7°C no litoral e Vale do Itajaí e entre -6/-3°C em vários pontos do topo da serra com geada severa. Geada ampla em SC. Máximas entre 16/21°C na maior parte de SC, 15/18°C no topo da serra/cidades acima dos 1,3 mil metros, entre 22/25°C em pontos do Extremo-Oeste, menor chance no Sul. Pode formar geada/gelo em alguns trechos de rodovia da serra, muita atenção com congelamento da água em canos e maquinário agrícola/carros com mais de dois anos, principalmente em áreas acima dos 900 metros, baixadas e fundo de vales. Extrema atenção com a população de baixa renda e moradores de rua nas cidades de SC, inclusive na capital, onde terá geada em alguns bairros mais abertos e protegidos do mar.

Vento bem variável, mais de Nordeste a Norte no litoral e áreas próximas, ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km (40/60 km entre a ilha/SC até a região do Cabo de Santa Marta), períodos de fraco. Ruim para navegação no mar aberto com barcos pequenos. Picos perto ou acima dos 1,0 m, acima ou em torno dos 3,0/3,5 m no alto-mar. Vento variável, Nordeste/Norte a Nordeste, rajadas ocasionais iguais ou acima dos 25/45 km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa. O frio incomoda mais pela manhã.

Fonte: Climaterra


09/06/2018  às 09hs59