24/01/2018  às 14hs53

Saúde

Secretaria intensifica atividades de informação e prevenção em Pedras Grandes


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do município de Pedras Grandes informa que está sendo intensificadas as atividades de informação e prevenção contra a febre amarela no município. A febre amarela é uma doença causada por um vírus chamado amarílico ou vírus da febre amarela. Essa doença pode ser de curta duração ou evoluir para formas graves podendo levar à morte.

As manifestações iniciais são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. No processo de transmissão estão envolvidos vetores (mosquitos) e reservatórios (macacos). Outra informação importante é que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, também pode ser transmissor da Febre Amarela.

Os primatas não-humanos (PNH-macacos, bugios, saguis,etc) são como sentinelas da febre amarela. Por viverem no mesmo ambiente que os mosquitos transmissores em área silvestre (restrito às matas), os macacos são os primeiros a adoecer alertando para uma possível circulação do vírus da febre amarela naquela região.

Na verdade, os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que também pode matá-los, e não efetivos causadores, como muitos podem erroneamente pensar.  Apenas os mosquitos transmite a doença. A secretaria de saúde do município de Pedras Grandes pede que a população tenha muita atenção e cuidados em relação a estes transmissores, realizando a retirada, de suas residências, de qualquer material que possa servir como criadouro do mosquito. Se você reside ou visitou áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela e apresenta alguns desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde.

 

Colaboração: Ascom Pedras Grandes


24/01/2018  às 14hs53