Janaina Alberton

Olá, meu nome é Janaina Veronezi Alberton, filha de agricultores, fato do qual me orgulho muito. Sou formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tenho pós-graduação em Gestão Ambiental e Mestrado em Ciências do Solo. Trabalho no Centro Universitário Barriga Verde-UNIBAVE na coordenação do curso de Agronomia.

Amo o cheiro dos campos, das plantações, da terra, e é por isso que estou sempre antenada ao que está acontecendo no meio rural. Me acompanhe aqui no Ligado no Sul e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nesse meio tão inconstante e surpreendente!!

18/08/2017  às 15hs50

Geral

Sistemas Agroflorestais


Muitas vezes esse termo foi ouvido, mas no entanto, do que exatamente se trata, poucos conseguem explicar. Os Sistemas Agroflorestais (SAF’s) correspondem a sistemas de uso da terra onde as árvores interagem com os cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou sequencial, de modo a aumentar a produtividade total de plantas e animais de forma sustentável por unidade de área. Estes ainda, proporcionam manejo dos recursos naturais de forma dinâmica e ecológica, através da integração da floresta com culturas agrícolas e com a pecuária, oferecendo uma alternativa para problemas de baixa produtividade, escassez de alimentos e degradação ambiental generalizada (VENÂNCIO, R. 2017).

De forma resumida, os sistemas Agroflorestais, permitem que seja trabalhado no mesmo espaço a lavoura, a pecuária e a silvicultura, potencializando a extração de renda da propriedade rural. Esses sistemas ainda, proporcionam a recuperação da fertilidade dos solos e a redução dos problemas de degradação ambiental. Além disso, o bem estar animal também é favorecido, uma vez que permite a existência de sombra para o gado.

Existem quatro tipos de sistemas agroflorestais:

1.      Sistemas agrossilviculturais - combinam árvores com cultivos agrícolas anuais;

2.      Sistemas agrossilvipastoris - combinam árvores com cultivos agrícolas e animais;

3.      Sistemas silvipastoris - combinam árvores e pastagens (animais);

4.     Sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica.

No entanto, não é um sistema simples de ser aplicado, o que explica termos em nossa região, poucas propriedades com este sistema. É necessário entender de manejo das três atividades envolvidas (Pecuária, Lavoura e Silvipastoril), para que haja sucesso na implantação do mesmo. os custos iniciais também se tornam maiores, já que existem pelo menos dois grupos principais de componentes que precisam ser profissionalmente manejados e mantidos dentro de um sistema agroflorestal: o componente agrícola, que engloba as plantas herbáceas ou arbustivas e o componente florestal, que pode ser representado pelas árvores, palmeiras ou outras plantas lenhosas perenes e de origem florestal. No entanto, se dominada a técnica, o retorno financeiro pode triplicar, sem ser necessário aumentar a área trabalhada.

Se gostou deste sistema, procure um Engenheiro Agrônomo, ele poderá lhe auxiliar com a técnica e garantir que seu retorno financeiro seja certo e vantajoso.

 


18/08/2017  às 15hs50