09/01/2019  às 13hs45

Geral

Trabalhos de combate ao esgoto clandestino continuam em Laguna

As multas têm valores que iniciam em R$ 5 mil, podendo ser aumentadas a cada caso. Quando há reincidência, a multa será ainda mais severa.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Entra hoje para o sétimo dia a operação que está fazendo a limpeza das bocas de lobo na região da Praça do Villa, no Mar Grosso. Com a limpeza, os fiscais podem verificar ou não ligações clandestinas de esgoto.


Acompanham os trabalhos Casan, Flama (Fundação Lagunense de Meio Ambiente), frente de trabalho, vigilância sanitária e guarda municipal. A Rua Rubens de Lima Ulysséa, esquina com a Rua Paulo Querino, está com o trânsito interrompido nas imediações da praça do Villa.


A força-tarefa foi deflagrada em Laguna, no dia 3. O alvo principal são as ligações clandestinas de esgoto, um dos maiores problemas hoje no município, principalmente na Praia do Mar Grosso. Além disso, segundo a presidente da Flama, Deise Daiana Xavier Cardoso, a força-tarefa também está atuando no problema de escoamento da rede pluvial, que tem boa parte obstruída.


A força-tarefa foi necessária após o grave problema enfrentado por moradores e veranistas da Praia do Mar Grosso, em Laguna, principalmente no feriadão de Réveillon, quando várias ruas ficaram alagadas.


Segundo Deise, os proprietários dos imóveis irregulares estão sendo autuados, e serão multados. Além disso, estão sendo lacradas as ligações irregulares, e os moradores serão obrigados a fazer a ligação na rede de esgoto implantada recentemente. As multas têm valores que iniciam em R$ 5 mil, podendo ser aumentadas a cada caso. Em caso de reincidência, Deise diz que a multa será ainda mais severa. “Haverá não apenas a multa por parte do nosso órgão, mas também multa da vigilância sanitária”, alerta.


“O trabalho será longo, e não tem data para acabar. Precisamos abrir as ruas para podermos detectar in loco os problemas de obstrução e de esgoto clandestino”, conclui.


Com informações do Jornal Diário do Sul


Sul in Foco


09/01/2019  às 13hs45