04/09/2014  às 19hs34 - Atualizado em 04/09/2014  às 20hs03

Política

Urnas itinerantes circulam por Orleans

Votação de plebiscito popular segue até domingo, dia 7


Foto: Ligado no Sul

Foto: Ligado no Sul


O município de Orleans conta quatro urnas itinerantes à disposição da população orleanense que deseja votar a favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana para reforma do sistema político do país. A votação ocorre justamente durante a semana da pátria, do dia 1º ao 7, e também pode ser feita pela internet.


Virton Della Giustina, membro do Grupo Cáritas, circula por Orleans com uma das urnas itinerantes e informa que foram produzidas mais mil cédulas. Não é descartada a confecção de outras urnas até domingo, quando encerra o processo de votação. Ainda segundo ele, a Pastoral da Saúde e a Igreja Católica apoiam o movimento.


Durante o dia, em horário comercial, a votação pode ser realizada na Casa Paroquial. Já na noite desta quinta-feira, dia 4, ela será transportada até o Unibave para a participação dos universitários. Para votar basta documento oficial como carteira de identidade ou CPF.


“Estamos chamando a população orleanense para exercer seu papel de cidadão e buscar uma reforma do sistema político. Precisamos de mudanças e de uma política voltada, de fato, para o povo. São mais de 15 anos aguardando essa reforma”, saliente Giustina.


Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3466-0185.


O que é um Plebiscito?


Plebiscito é uma consulta aos cidadãos que escolhem entre “sim” ou “não”. De acordo com as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Já um Plebiscito Popular é uma ação puxada por movimentos sociais, permitindo que os brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.


Esse plebiscito tem apenas uma questão: "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?". A população pode concordar ou não com a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. . Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras com a única responsabilidade de debater  as possíveis mudanças  relacionadas ao sistema político por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.


O que é uma Constituinte?


Constituinte é a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.


Fonte: plebiscitoconstituinte.org.br


04/09/2014  às 19hs34