01/09/2014  às 23hs53

Política

Vereador Kiki faz desabafo durante sessão

Parlamentar se mostrou incomodado com algumas situações


Foto: Ligado no Sul

Foto: Ligado no Sul

A sessão desta segunda-feira transcorreu normalmente, com assuntos referentes ao desenvolvimento dos trabalhos dos poderes Legislativo e Executivo. Entre indicações, opiniões sobre o estado de conservação da Praça Celso Ramos e a realização da festa dos 101 anos de emancipação político-administrativa, o desabado do presidente da Câmara, Cristian Berger, o Kiki, chamou a atenção.

Na oportunidade, Kiki afirmou que um dos colegas da Casa Legislativa estava denegrindo sua imagem e relatou algumas situações que interferiram diretamente na decisão de sair da administração municipal. “Certa vez, quando ainda era situação, um eleitor precisou de um exame e solicitou meu auxílio. Não tive êxito, enquanto outro vereador e um secretário tiveram o pedido atendido. Em outra ocasião, uma eleitora necessitava de uma prótese dentária e após fazer a extração de todos os dentes, descobriu que ficaria sem a dentadura porque não haviam efetuado o pagamento. Diante desta triste situação, ajudei ela por conta própria. Então é assim, para alguns vereadores as coisas funcionam, mas para outro não”, desabafou.

Ele ainda questionou algumas situações como a demora para a instalação das câmeras de videomonitoramento, a aquisição de veículos novos enquanto o caminhão do lixo está estragado, os valores cobrados pela empresa administradora do cemitério municipal e a falta de projetos para construção de casas populares e de incentivo para indústrias que desejam se instalar em Orleans. O projeto para repasse para a comunidade de Santa Clara também fez parte do seu pronunciamento. “Só veio porque o projeto de dotação orçamentária está nas comissões. É uma troca”, concluiu. Após suas palavras os demais vereadores optaram pelo silêncio e a sessão foi finalizada.

Festa em pauta

Antes de Kiki, o primeiro a se pronunciar foi o vereador Mário Coan. Ele solicitou a manutenção da estrada e a instalação de um ecoponto na comunidade de Arrio dos Bugres. Mencionando o ato de vandalismo registrado na Praça Celso Ramos, sugeriu que a construção de um Centro de Eventos seja agilizada. Questionou ainda o andamento do processo de instalação das câmeras de videomonitoramento.

Assunto também abordado pelo vereador Antônio Dias André, o Geada. “Aguardavam elas para a festa dos 100 anos. Continuamos esperançosos e esperamos que não fique para 2015”, sintetizou. Ele ainda solicitou ao Poder Executivo que os sanitários femininos recebam cabides para pendurar os objetos das usuárias e parabenizou todos os profissionais de Educação Física pela data comemorativa.

Valter Orbem afirmou que conhece a situação da estrada citada por Mário Coan e garantiu que a equipe da secretaria da Infraestrutura solucionará o problema. “Finalizando os trabalhos que estão em execução na comunidade de Chapadão, a equipe seguirá para o Rio Hipólito e depois para o referido local. Quanto aos ecopontos o prefeito solicitou e o projeto foi alterado para que eles tivessem mais durabilidade, sendo que até o final da semana a licitação será lançada”, explanou.

E falando em licitação, anunciou que já foi aberto o processo para construção de abrigos de passageiros. Sobre o projeto de videomonitoramento, Orbem explicou que a contrapartida já foi depositada e apenas aguardam o início dos trabalhos por parte da empresa responsável. Quanto à festa, garantiu não ter conhecimento de incidentes e que seguranças foram contratados, desvinculando o ato de vandalismo do evento. “Já aconteceram outras vezes quando não havia festa alguma”, lembrou. Ele ainda frisou que a Administração Municipal já está articulando ações para a construção de um Centro de Eventos e que é possível que os recursos para ampliação da rede de saneamento básico sejam liberados durante o período eleitoral.

A vereadora Angela Bratti trouxe a notícia de que o colega Osvaldo Cruzetta passa bem após ser submetido a uma cirurgia cardíaca em Porto Alegre. Com relação aos fatos na Praça Celso Ramos, sugeriu a contratação de um vigia e mencionou a necessidade de instalação de novas lixeiras e a troca das lâmpadas das luminárias. 


01/09/2014  às 23hs53