19/05/2017  às 07hs42

Política

Vereadores Mirins são diplomados e empossados

A primeira sessão mirim ocorrerá no dia 6 de junho


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Sessão Especial realizada na noite desta quinta-feira, foram diplomados os 17 vereadores mirins e eleita a nova mesa diretora para o ano de 2017. A cerimônia de diplomação e posse ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp) e teve a presença de pais, professores, alunos e autoridades.

Houve duas chapas inscritas e com nove votos a oito a chapa vencedora foi a de número 1 composta pelos mirins: presidente Erick Luís da Rosa Urbano (Satc), vice-presidente Davi Spillere Comin (Colégio Marista), primeiro secretário Alexandre Gomes de Oliveira (José Contim Portella), e segundo secretário Pedro Luckas Barbosa de Oliveira (Colégio Unesc). A primeira sessão mirim ocorrerá no dia 6 de junho, às 15 horas, na Câmara de Vereadores.

Em seu discurso, Erick agradeceu a oportunidade que a Câmara Municipal de Criciúma oferece de participar ativamente da vida política do município, possibilitando exercer e desenvolver os conceitos de cidadania e liderança.

“Agradeço também aos diretores e professores das escolas participantes que nos incentivaram a vivenciar esses momentos de grande crescimento pessoal. Um agradecimento especial aos nossos pais que nos permitiram e nos acompanharam nesse processo. Como Vereador Mirim, agradeço a todos os estudantes das escolas que compareceram as urnas. Sem eleitor, não existiria vereador. Estamos aqui para representá-los. Juntos, trabalharemos para viabilizar melhorias às nossas unidades escolares e aos bairros onde vivemos”, destacou.

O vereador Aldinei Potelecki (PRB), coordenador do projeto neste ano, enfatizou a importância do empenho dos pais, dos professores, para a eleição. Ele parabenizou a vereadora Camila Nascimento (PSD) que trouxe o projeto ao Legislativo Criciumense. “Ele estimula a participação, a cidadania, o civismo, e faz com que os jovens tenham senso crítico mais apurado e com que a nova geração tenha cada vez mais lideranças. Sou vereador de primeiro mandato e tive a honra de poder estar à frente do projeto. É o momento onde pode surgir novas lideranças, com pensamento novo, voltado à prática da boa política”, disse. Ele pediu ainda atenção à administração municipal para as indicações e requerimentos feitos pelos vereadores mirins.

A secretária de Educação Roseli de Lucca Pizzolo pediu para que os alunos se empenhem e sejam candidatos. “Tenho certeza de que o prefeito irá ter um olhar especial em todos os pedidos. Pensem bem nos pedidos. Sucesso para vocês e a secretaria está à disposição. Levem os projetos para as suas escolas, e ajudem às escolas a participarem”, ressaltou.

O presidente da casa, vereador Julio Colombo (PSB) a importância de apostar na juventude. “Os vereadores mirins vão ter a oportunidade de conviver com o Poder Executivo também. Ali será o momento de vocês trazerem também, não só os problemas da comunidade escolar, mas das suas localidades”, mencionou.

Na Sessão Especial desta noite os 67 candidatos que não foram eleitos também receberam um diploma de participação na eleição. Informações do portal Engeplus.


 


19/05/2017  às 07hs42