06/12/2017  às 09hs22

Geral

Vindima enaltecerá 120 anos do cultivo da uva Goethe na região


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Produtores da região Vales da Uva Goethe, localizada no sul de Santa Catarina, dedicam o mês de dezembro aos últimos cuidados nos parreirais antes do período da colheita dos frutos. Mas na próxima semana, o clima de celebração já deve tomar conta da cidade de Urussanga.

Na terça-feira (12), às 15 horas, a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), em parceria com a Prefeitura de Urussanga e o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU), irão realizar o lançamento da 10ª edição da Vindima Goethe, na vinícola Vigna Mazon. A data e a programação serão apresentadas a autoridades, bem como profissionais do setor e da imprensa.

O evento acontecerá em janeiro de 2018, no município de Urussanga. Esta edição da Vindima Goethe irá enaltecer a história e tradição desta variedade de uva que é cultivada há 120 anos na região e é identificada como um patrimônio cultural. A intenção da organização é atrair os turistas que estarão no Litoral catarinense para apreciar vinhos brancos e espumantes e participar das atividades enogastronômicas e culturais.

No setor vitivinicultor de Santa Catarina, a região Vales da Uva Goethe possui a primeira e única Indicação Geográfica de Procedência (IP). Além disso, a variedade foi reconhecida pelo movimento internacional Slow Food ao ser inserida no catálogo mundial como um produto de identidade cultural e histórica a ser preservado e protegido de extinção.
A região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.

 

Com informações do site DN Sul


06/12/2017  às 09hs22