14/01/2021  às 10hs10

Geral

Visando desenvolver a autonomia dos alunos, APAE de Orleans inicia obras da sala ambiente



A divulgação de novos projetos e a volta às atividades em 2021 foram temas de entrevista com a diretora Fabiana Martins Hoffmann, da Escola Especial Lar da Esperança, que é mantida pela APAE de Orleans. Ela esteve nos estúdios da Rádio Guarujá nesta quinta-feira, dia 14, e fez um balanço do último ano e adiantou sobre os preparativos para este que se inicia. Além disso, detalhou sobre o início das obras da sala ambiente.


"Há um Plano de Contingência com todas as regras. As aulas deverão iniciar no dia 18 de fevereiro, com escalonamento. Ou seja, não será recebido 100% dos alunos ao mesmo tempo. Haverá divisão por grupo. Iremos conversar com os pais. O atendimento das crianças de estimulação será individual. Então será todo um aparato diferenciado para proteger nossos alunos. Os que não têm condição serão avaliados e atendidos em casa. Alguns profissionais também estão no grupo de risco e trabalharão de forma remota", informou.


A reforma do espaço de 110m² é resultado da arrecadação da venda das rifas do Show de Prêmios 2020, realizado pela Federação da APAE de Santa Catarina. O valor total será destinado a esta melhoria. O local será organizado e dividido por cômodos (sala, cozinha, área de serviço, quarto, salão de beleza, sala de entretenimento). O objetivo é a aplicação da metodologia do Currículo Funcional Natural, sendo uma proposta de ensino com foco no desenvolvimento das habilidades funcionais e cognitivas do educando.


"A reforma foi orçada no valor de R$ 32 mil, mas ainda faltam os móveis. Com a rifa, foram arrecadados R$ 40 mil. Então eu acredito que, com um pouquinho mais que conseguirmos, iremos deixar aquela sala linda para trabalhar com os alunos. A intenção é ensinar e fazer com que os alunos tenham autonomia no dia a dia. São atividades de vida diárias que trabalhamos com eles na instituição, simulando o ambiente de uma casa. Haverá também uma sala de jogos, para fazer principalmente com os idosos, e também um salão de beleza, para trabalhar a questão da higiene pessoal e para que eles se sintam bem e com a autoestima elevada. Estamos muito felizes com mais este sonho que a gente conquistou”, ressaltou.


Confira a entrevista completa neste link


14/01/2021  às 10hs10